O Museu Maria Irene Araújo Rego da Associação Desportiva Darquense, em colaboração com a Junta de Freguesia, organizou, na Casa das Artes, uma exposição de homenagem ao atleta Sérgio Maciel.
Na inauguração estiveram presentes Vítor Lemos, vice-presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo; Augusto Silva, presidente da Junta de Freguesia de Darque; e Sérgio Ferreira, vice-presidente da Federação Portuguesa de Canoagem.
A exposição retrata a excecional carreira do canoista darquense, através da embarcação em que se sagrou campeão mundial, de fotografias, equipamentos, recortes de imprensa, diplomas, louvores, medalhas, taças e outros trofeus reveladores do seguinte palmarés: em 2016, prémio Fair-Play do Comité Olímpico Português; vice-campeão Mundial de Maratona, c1, júnior; campeão europeu de Maratona, c1, júnior; 1.º lugar na Taça do Mundo de Maratona Short Race, c1, júnior; 3.º lugar na Taça do Mundo de Maratona Long Race, c1 júnior; Prémio Jovem Promessa Masculino, 1.ª Gala do Desporto de Viana do Castelo; Prémio O Minhoto, Canoagem. Em 2017, vice-campeão Mundial de Maratona, c1, sub23; 3.º lugar no Campeonato Europeu de Maratona, c1, sub23. Em 2018, campeão Mundial de Maratona, c1, sub23; 3.º lugar no Campeonato Europeu de Maratona, c1, sub23; Prémio Atleta Masculino, 3.ª Gala do Desporto de Viana do Castelo. Em 2019, vice-Campeão Europeu de Maratona, c1, sub23; Campeão Nacional de Maratona, c1, sénior; 5.º lugar no Campeonato do Mundo de Maratonas c1, sub23.
Sérgio Maciel, além de canoísta em representação do Darque Kayak Clube (atualmente no Viana Garças Clube) foi praticante de futebol na Associação Desportiva Darquense.
A exposição está patente ao público até ao dia 12 de janeiro.