A extensão de saúde de Afife vai reabrir no dia 02 de outubro e a de Carreço na semana seguinte, 10 de outubro, após obras de requalificação, informou o presidente da Câmara de Viana do Castelo.
Em declarações no final da reunião camarária desta semana, Luís Nobre explicou que a autarquia “tem apoiado e intervido na melhoria funcional, requalificando os vários edifícios” onde até 2020 funcionaram aquelas extensões de saúde, encerradas devido à pandemia de Covid-19.
O autarca sublinhou que o trabalho está a decorrer em parceria com a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), uma vez que é aquela entidade que tem a responsabilidade direta sobre o seu funcionamento.
“Os edifícios estão melhorados, requalificados e, através desta articulação, serão reforçados os serviços administrativos para dar apoio às equipas médicas e de enfermagem que vão trabalhar nestes dois espaços. É esse diálogo que tem estado a ser estabelecido”, disse.
Luís Nobre realçou “o esforço conjunto”, primeiro na requalificação, agora assumindo o compromisso e os custos com o funcionamento administrativo, cabendo à ULSAM garantir as equipas médicas e de enfermagem.
No caso da extensão de saúde de V. N. Anha, “os constrangimentos físicos são maiores e estamos a estudar outras soluções de transporte para os equipamentos de proximidade”.