É já este sábado, dia 25, pelas 21h30 no Teatro Municipal Sá de Miranda que o grupo de teatro da Sociedade de Instrução e Recreio de Carreço vai apresentar , sua nova produção teatral intitulada “Pra onde vais Fagundes?!”.
Peça teatral de um só ato, que procura recrear a história da viagem do célebre navegador vianês pelas águas da Terra Nova, entrelaçando a epopeia com a ficção bem humorada e crítica mordaz à sociedade contemporânea.
Desta vez os amadores (amantes) de teatro da SIRC resolveram dar vida a um personagem vianense que tanto tem sido esquecido e remetido (a sua estátua) para junto de um parque de estacionamento.
Vá ao teatro saber mais sobre a história deste navegador e verá que vai descobrir factos que não conhecia deste ilustre personagens e dos seus companheiros de viagem.
A encenação está a cargo do conhecido (ator, encenador e dramaturgo) António Neiva , a partir de textos de Manuel Quintas Neves.
No decorrer da trama fala-se dos costumes e características do “Povo Luso, alma imensa”, da nossa autocomiseração e saudade, do eterno sebastianismo e do desenrasca, dos nossos sonhos e esperança na mudança.
O grupo de teatro promete momentos de boa disposição, exaltando a figura de João Alvares Fagundes e a sua façanha de demanda pelo “fiel amigo”, o Bacalhau.
Em bom sotaque vianense, imagine-se, entre a rua Grande e o velho cais, a repetida pergunta carregada de mistério e desconcerto…”Pra onde vais, Fagundes?!” .este espectáculo está classificado para maiores de 12 anos.
J.S.