Era a pessoa mais idosa da freguesia, caminhava para os 107 anos, Avelina Alves do Poço, mais vulgarmente conhecida, pela Tia Lina das Catorras.
Nasceu em 1914, fez parte do grupo de teatro do Casino Afifense. Há dois anos, recordava várias representações em que participou.
Por causa da Covid-19, a família deixou de se juntar para festejar o seu aniversário, quando fez 106 anos e a saúde já começava a não ser a mesma.
Viveu duas guerras, duas pandemias, em dois séculos, muitos líderes, e muitas infelicidades, mas manteve o sorriso, o espírito crítico e a boa vontade.
Não há memória de alguém, na freguesia, ter atingido esta idade.
Sentidas condolências aos familiares.
ASSEMBLEIA
Esteve reunida a Assembleia de Freguesia, e foi apresentado, pelo Executivo, um voto de pesar, pelo desaparecimento de Tomás Poço. Este foi aprovado por unanimidade. Refira-se que além de ter sido o fundador da primeira rádio do norte do país, Tomás Poço foi ainda dirigente associativo e membro da Assembleia de Freguesia, entre outros.
No período Antes da Ordem do Dia, Albino Pires questionou a Junta de Freguesia sobre o Posto de Saúde, perguntando quando será a sua reabertura. Referiu-se ainda ao Caminho da Gamosa, que, em algumas zonas, não se encontra nas melhores condições.
Em resposta, o presidente da Junta informou que a Extensão de Saúde vai sofrer obras de remodelação para que o atendimento possa ser feito, de acordo com as normas em vigor. Adiantou que este vai abrir, desde que não se altere a situação da Covid-19 no concelho. As obras serão suportadas, pela Casa do Povo e apoiadas pela Junta de Freguesia e Câmara Municipal. Estas, incidem na abertura de uma porta no fundo dos gabinetes e a separação entre estes para que não haja cruzamento entre os utentes.
Arlindo Sobral referiu que o Posto de Saúde vai reabrir, o mais breve possível, no entanto tudo vai ficar a depender da evolução da Covid-19 no nosso concelho. Quanto ao médico que vai servir a população, foi explicado que será a Dr. Mafalda Morais, uma vez que é muito querida por toda a população.
Relativamente à passagem desnivelada de S. Roque, o autarca adiantou que os projetos já estão executados e deram entrada na Infraestruturas de Portugal para serem apreciados nas especialidades. Arlindo Sobral referiu que a Câmara já assumiu que vai realizar a obra, seja neste ou em outro mandato.
Outro dos pontos em que o presidente da Junta foi questionado refere-se a várias plataformas que estão a ser construídas na freguesia e que a CDU não tinha informação sobre a finalidade. Arlindo Sobral explicou que é um projeto dos Serviços Municipalizados de Viana para a colocação de contentores de recolha de lixo doméstico e seletivo. Informou que foram encontrados os locais mais acessíveis, para esta instalação. Deixou claro a falta de civismo que existe em vários locais da freguesia, onde as pessoas não respeitam as normas e não se dão ao trabalho de colocar o lixo dentro dos contentores, ficando um amontoado de sacos. Uma imagem pouco digna para alguns locais mais centrais da freguesia.
CENSOS 2021
Quanto aos Censos 2021, Duarte Oliveira, tesoureiro da Junta, começou por agradecer aos afifenses a colaboração, para com as recenseadoras que percorreram a freguesia.
Acrescentou que foram atingidos os objetivos e salientou que os dados conseguidos revelam que, há 10 anos, existiam 1072 edifícios, 1282 alojamentos, 679 residências habituais, 600 alojamentos secundários e três alojamentos coletivos.
Relativamente a 2021, há mais 42 edifícios, 58 alojamentos, sendo que destes, 23 são residências habituais e 33 secundárias. Há ainda um aumento de mais dois edifícios coletivos.
Quanto ao ponto da situação final, Afife tem neste momento, 1114 edifícios, 1340 alojamentos, 611 residências habituais, 716 residências secundárias, verificando-se que há mais residências secundárias, que habituais.
No cômputo geral, Afife teve um aumento nas residências secundárias, enquanto diminuíram as habituais.
Quanto aos números finais relativos aos habitantes, estes dados ainda foram divulgados, porque foram dados internos, diretamente para o Instituto Nacional de Estatística.
Arlindo Sobral salientou ainda que foi feito um novo contrato com os CTT, que garante que a Junta continue a assegurar os serviços de correios na freguesia. O autarca informou que este novo contrato é mais benéfico para a freguesia.
Quanto à época balnear, Arlindo Sobral referiu que as praias estão devidamente limpas. A limpeza é feita, dia sim, dia não, por meios manuais e mecânicos e deixou claro que a praia de Afife é a única que tem os sanitários abertos todo o dia, com funcionários a proceder à limpeza e desinfeção sistemática dos equipamentos públicos.