Com 91 anos de idade, faleceu no passado dia 18 de fevereiro, Manuel Pires do Rego, o Chefe Rego como carinhosamente era chamado.
No ano em que o Agrupamento que ele fundou se encontra a celebrar as Boda de Ouro, foi com grande consternação que a comunidade meadelense recebeu esta informação. O Chefe Rego serviu abnegadamente a Meadela e o Agrupamento de Escuteiros, a que ele presidiu até há poucos anos atrás, cargo que deixou a seu pedido, mantendo-se, no entanto, sempre ativo, dentro das suas possibilidades de saúde.
Ao Chefe Rego fica-se ainda a dever a criação da Fanfarra do Agrupamento, que ele próprio serviu garbosamente até há bem pouco tempo e que tão apreciada é pela qualidade dos seus interpretes e pelo aprumo com que sempre desfilam em vários momentos da vida da paróquia e da região, com predominância para as constantes presenças em eventos na nossa cidade. Foi igualmente fundador do Agrupamento das Guias da Meadela, juntamente com a sua esposa.
Galardoado com o título de “Cidadão de Mérito”, que o Município de Viana do Castelo lhe atribuiu e que recebeu a 20 de janeiro de 2019, aquando das comemorações dos 171 anos da elevação de Viana do Castelo a cidade, sendo considerado uma personalidade que prestigiou, honrou e honra a Meadela e Viana do Castelo, com a entrega de uma vida inteira ao serviço do Escutismo, tendo sido elemento marcante da sua fanfarra e seu presidente desde a fundação, até há poucos anos atrás.
O seu funeral realizou-se no dia 19 de fevereiro, com as cerimónias fúnebres na Igreja Paroquial, cumprindo as normas da DGS. A Eucaristia foi celebrada pelo nosso pároco Monsenhor Manuel José Vilar e os cânticos estiveram a cargo do coro dos Escuteiros da Meadela.
Na homilia o Monsenhor Vilar, também ele cofundador dos Escuteiros da Meadela, enalteceu as qualidades humanas e de amor ao Escutismo do Chefe Rego e o muito que em vida deu à comunidade. No final da Eucaristia, António Santos em nome do Agrupamento, proferiu uma sentida e emotiva despedida ao Chefe Rego.
Findas as cerimónias o seu corpo foi a sepultar, no Cemitério Paroquial, tendo o grupo de Clarins e Tambores do Agrupamento, tocado a despedida fúnebre, provocando grande emoção nos presentes.
Apresentamos as nossas sentidas condolências à família de Chefe Rego e a todo o Agrupamento. Que a sua alma descanse em paz, e que Deus lhe dê o merecimento eterno, pelo testemunho de uma vida ao serviço do próximo, na sua comunidade e de um modo especial ao serviço da juventude Escutista.
COMISSÃO DE FESTAS
A Comissão de Festas em honra de Santa Cristina, dada a gravidade da pandemia, tem consciência de que as nossas festas em honra de Santa Cristina, nos moldes de antes da pandemia, ainda não serão possíveis realizar em 2021, pois dependerão sempre do ritmo da vacinação geral da população.
Em dezembro do ano findo, anunciávamos o adiamento do sorteio das festas, face às dificuldades previsíveis nessa altura, em se concretizar no período habitual e anunciávamos a sua realização para os primeiros meses de 2021.
Neste momento, com a gravidade da pandemia e quando se aponta o confinamento pelo menos até finais de março, temos consciência de que muito dificilmente o sorteio se vai realizar no corrente ano, pois todos continuamos focados na pandemia, a que acrescem um conjunto de fatores, a que não é alheia a situação económica do pós-confinamento.
Por tudo isso continuamos com grande indefinição no futuro próximo, mas com a certeza de que, com o entusiasmo de toda a Comissão de Festas, da paróquia e dos meadelenses, havemos de celebrar Santa Cristina, com a dignidade e o mesmo amor que sempre tributamos à nossa padroeira.
A Comissão de Festas está certa de que continuará a contar com o contributo de todos para que seja possível realizar o que “legalmente” for possível, a exemplo do que realizamos em 2020.
Que Santa Cristina seja nossa intercessora para que nos livremos do flagelo da pandemia para que possamos retomar uma certa normalidade o mais breve possível.