Com 75 anos de idade faleceu inesperadamente, no passado dia 29 novembro no Hospital de Santa Luzia, o meadelense ilustre, Nicolau da Conceição Veríssimo.
Nicolau Veríssimo, como era conhecido, foi um conceituado bancário, e um entusiasta pelo progresso da sua terra, tendo sido o primeiro presidente eleito em eleições livres no pós-25 de Abril de 1974, mas a sua intervenção cívica e política não se ficou por aí. Foi vereador da Câmara Municipal de Viana do Castelo, com o pelouro de presidente do Conselho de Administração do Serviços Municipalizados; presidente da Juventude de Viana; presidente da Casa do Povo da Meadela, onde disponibilizou uma área para a instalação da atual extensão de saúde. Fez parte, durante vários anos, da Comissão de Festas da Meadela.
Fundador e presidente do Centro Social e Cultural da Meadela, que iniciou a sua atividade em 1981, com as valências de Centro de Dia “Os Maiores” e demais estruturas de apoio aos idosos; Jardim de infância “Crescer” e a Creche “Alcofa”. Instituição da qual presentemente era secretário da Direção. Era também presidente da Assembleia Geral da Ronda Típica da Meadela.
A pensar na juventude e em práticas de desporto saudável, com a Junta de Freguesia, de então, e em parceria com a Câmara Municipal, avançou para a construção de um Pavilhão Gimnodesportivo, presentemente com ocupação plena e com resposta às necessidades dos diversos grupos que o frequentam.
Dinâmico e empreendedor, preocupado com o progresso da sua terra particularmente na vertente social e cultural, nunca virou as costas às dificuldades e tudo realizou com empenho e entusiasmo.
Com o seu desaparecimento a Meadela perde um homem, amante da sua terra, pela qual lutou e onde criou estruturas sociais e desportivas e pugnou pela realização de atividades culturais. Um humanista, amigo do seu amigo, de quem muito ainda se esperava.
Apesar das restrições ditadas pela pandemia, o seu funeral constituiu uma manifestação de pesar, contando-se de entre as presenças: o presidente da Câmara Municipal, o presidente da União de Freguesias de Viana e demais executivo, membros das várias associações da freguesia e cidade, presidente do Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela, Comissão de Festas da Meadela, representação da Ronda Típica trajadas a rigor, cuja diretora é a Dra. Laurinda Figueiras.
As nossas sentidas condolências à família. Que descanse em paz.
Mensagem de Natal e Ano Novo
Vivemos o “Espírito de Natal”, apesar da pandemia da Covid-19, e a Comissão de Festas da Meadela, em honra de Santa Cristina, quer desejar a todos os meadelenses e amigos das festas, em honra da nossa padroeira, um Santo e Feliz Natal e que o Novo Ano 2021, que se aproxima, traga muita saúde, paz, alegria, amor e prosperidade.
Não pode a Comissão de Festas perder a oportunidade para igualmente formular votos de um Santo e Feliz Natal e de um Próspero Ano Novo, e agradecer toda a colaboração recebida ao longo do ano 2020, a todas as entidades que mesmo não se realizando as festas na sua plenitude manifestaram a sua colaboração à Comissão de Festas.
Neste agradecimento está a União de Freguesias (Santa Maria Maior, Monserrate) e Meadela), Câmara Municipal, Comissões de Moradores, Corpo Nacional de Escutas da Meadela, Guias da Meadela, Associação de Dadores de Sangue, ACEP, Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela, Ronda Típica da Meadela, comércio local e anunciantes, Agrupamento de Escolas da Abelheira, Paróquia da Meadela, os seus Movimentos e Grupos de Jovens e outras Instituições da Meadela, de quem a Comissão de Festas continua a contar com a habitual colaboração, em próximas edições das nossas festas maiores, em Honra de Santa Cristina, que esperamos seja já em 2021.Para todos um Santo e Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.