No dia 26 de março faleceu o padre João Costa Cunha Viana, filho de José Martins da Cunha Viana e de Rosa Gonçalves da Costa. Era natural de Cardielos, nasceu no lugar da Igreja, em 02/06/1928. Dos livros do registo Paroquial de Cardielos constam 32 sacerdotes naturais de Cardielos, sendo o mais novo o ilustre padre Domingos Lourenço Viana.
O padre João, depois do ensino Primário oficial foi frequentar o curso do Seminário em Braga, em 1939 e conclui-o em 1951. Recebeu as ordens sacras na capela do Seminário Conciliar de Braga, com esta cronologia: subdiácono, diácono e presbítero (sacerdote) em 08/07/1951.
Foi pároco de Infesta, concelho de Paredes de Coura, de 1951 a 1958. Desde 1958 que era pároco de Santa Leocádia de Geraz do Lima. Foram 61 anos ao serviço daquela paróquia, que tinha por ele muito carinho e estima. Foi o local que escolheu para ser sepultado.
Lecionou de 1969 até 1994, Português, Estudos Sociais e Educação Musical nas seguintes escolas: Externato das Neves, Secundária e Preparatória de Ponte de Lima e C+S de Santa Marta.
Foram inúmeras as suas iniciativas de ordem pastoral, social e cultural. Sempre se mostrou disponível para colaborar com a terra que o viu nascer, tendo sido o autor da monografia “S. Tiago de Cardielos”.
Pelo seu bom caráter e pelo seu zelo, o padre João deixa viva saudade a todos quantos o conheceram. Continuará a ser para nós o amigo de sempre, porém, agora, junto ao Cristo Ressuscitado
À família enlutada, os nossos sentidos pêsames.