O presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, e o herdeiro do artista vianense mestre Carolino Ramos, o neto Rui Ramos, assinaram a doação de 1.866 obras ao Município depois de um ano “de muito bom trabalho na conservação, catalogação e colocação online do espólio”.
O espólio agora doado inclui trabalhos de temas muito variados, em técnicas diversas, desde aguarela, pintura a óleo, fotografia, litografia, desenho, estudos, escultura, esboços, entre outros. No total, são 1.767 desenhos, esboços e estudos, estando 549 desenhos assinados e datados, 75 aguarelas, seis pinturas a óleo, 10 pinturas com técnica mista, seis serigrafias, duas esculturas em gesso, em trabalhos que foram criados entre 1920 e 1960 por Carolino Ramos.
Ao longo deste ano de trabalho, a autarquia procedeu à conservação preventiva do espólio; preservação e acondicionamento das obras, tendo adquirido armários metálicos, bem como papel, caixas e cartolinas ‘acid free’.
O presidente da Câmara Municipal agradeceu a generosidade da família que permite agora disponibilizar esta coleção a todos os vianenses e ao mundo. Também Rui Ramos, neto do artista, considerou que este foi “um dia feliz” que encerra um ano de trabalho para a conservação e catalogação deste espólio.
Neste âmbito, a autarquia abriu uma conta no Flickr, o maior site para alojamento de fotografias e vídeos, onde criou uma página dedicada ao espólio de Carolino Ramos, que conta com 1.989 fotos.
Foi ainda descerrada a placa que atribuiu o nome de Carolino Ramos à galeria do 1.º andar do Museu de Artes Decorativas, em homenagem a este ilustre vianense que nasceu a 19 de julho de 1897 na freguesia de Areosa e que pintou Viana do Castelo ao longo de quatro décadas.
Em abril, o Município inaugurou duas exposições de homenagem ao artista plástico, estando as exposições “Carolino Ramos: Quatro décadas a desenhar Viana” ainda disponíveis no Museu de Artes Decorativas e no Museu do Traje. Desde abril, as exposições já receberam, segundo refere a autarquia, mais de 45 mil visitantes.
O presidente da Câmara Municipal deixou ainda um apelo a que todos os vianenses que possuam obras de Carolino Ramos para que as possam ceder a título provisório à autarquia, para serem fotografadas e registadas.