Monção assinala hoje entrega do Foral

A comemoração da Carta do Foral, outorgada pelo Rei D. Afonso III, a 12 de março de 1261, representa a afirmação da identidade monçanense e dos nossos valores históricos, bem como a valorização das suas tradições e do património cultural das suas gentes.

Neste dia, o povo veste-se de orgulho e vaidade, trazendo ao peito, em forma de ornamento, a força da sua identidade, a destreza da sua coragem e a simpatia da sua hospitalidade. Neste dia, celebramos um povo único. Neste dia, celebramos Monção.

O programa inicia-se às 11h, com saudação da Banda Musical de Monção, no Largo da Alfândega, continuando, no auditório do Cine Teatro João Verde, com um momento musical protagonizado por “Flor da Pele – Folk Band” e cerimónia de entrega de títulos honoríficos e condecorações.

Este ano, o Município de Monção distingue com o Título de Mérito Desportivo (Medalha de Prata) o atleta Steeve Barros Gameiro, monçanense a residir em França, que se sagrou campeão do mundo de Supino Equipado M1, no World Powerlifting Championship 2023, em Manchester, com o levantamento de uma barra de ferro de 315 quilogramas.

Com o Título de Instituição de Mérito (Medalha de Prata) será distinguido o estabelecimento comercial “Pomar Terra Nova” pelo relevante serviço prestado à comunidade no âmbito do comércio tradicional. Aberto em 1948 pelos pais do atual proprietário, Custódio Teixeira, assinalou, no último ano, 75 anos de existência.

A cerimónia, onde serão reconhecidas as empresas monçanenses distinguidas como Líder 2022, estatuto atribuído pelo IAPMEI, engloba, ainda, a entrega de votos de louvor ao Maestro José Vicente Simeó Mañez, pelas duas décadas à frente da Banda Musical de Monção, e a Renato Rocha, pela conquista do prémio “Melhor Obra 2023”, com o livro “Renascer”, num evento promovido pela Editora Cordel d`Prata.

Fundado a 15 de dezembro de 1855, tem como objetivo principal a defesa intransigente dos interesses e das reivindicações legítimas das populações, e do progresso económico, cultural e social da região onde se publica.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Assine o “A Aurora do Lima”, o jornal mais antigo de Portugal Continental, por apenas 20€/ano!

Há 169 anos que o “A Aurora do Lima” faz parte da história económica e social do Alto Minho, com um impacto especial em Viana do Castelo.

Garanta já a sua assinatura e ajude-nos a manter viva esta tradição centenária!