Feira do Cavalo atrai portugueses e estrangeiros ligados à cultura equestre

A XV edição da Feira do Cavalo de Ponte de Lima decorreu na Expolima de 06 a 09, onde recebeu dezenas de visitantes portugueses e estrangeiros num evento importante no calendário equestre em Portugal. 

A abertura oficial do evento, que decorreu no dia 06, contou com a presença do presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte, Luís Pedro Martins, que destacou a dinâmica do evento, afirmando que a cultura equestre “diz muito ao país e à região”. Salientou, ainda, nesta terra limiana “podemos ver a criação e a competição internacional. Mas também temos outros produtos turísticos, como o artesanato e a animação. Temos paisagem, gastronomia e vinhos, conteúdos para atrair turistas”, algo que segundo os números do Instituto Nacional de Estatística “apontam a que pela primeira vez a região do Porto e Norte é a que mais cresce em turistas internacionais”.

Na visita inaugural à feira, Vasco Ferraz, presidente da Câmara de Ponte de Lima, para além da presença de Luís Pedro Martins, contou com autarcas de municípios com ligações à cultura equestre. “Nós, na última edição, temos contabilizadas cerca de 100 mil pessoas. A nossa perspetiva é que este ano possa aumentar. O facto de termos também uma competição de nível internacional ajuda a que a própria feira possa ser mais participada”, e acrescenta que “o Município tem de continuar a apostar naquilo que é a nossa estratégia equestre para o concelho. O que também é do agrado dos limianos, porque nós estamos ligados ao mundo do cavalo”. 

Na tarde de sexta-feira, 07 de junho, o secretário de Estado da Juventude e do Desporto,  João  Paulo Correia, visitou a Feira onde presidiu à cerimónia de homenagem ao cavaleiro e criador Domingos de Mello Giraldes Pereira de Figueiredo. 

Ponte de Lima é hoje um dos municípios que fazem parte da Associação de Municípios Portugueses do Cavalo, que reúne cerca de 30 concelhos. “Não só temos presente, como temos futuro. Temos que ter confiança no trabalho que está a ser feito pela Associação dos Municípios do Cavalo que reúne já cerca de 30 municípios, e isso significa que há uma estratégia. É um desporto que cresce cada vez mais e também queremos que continue a prestigiar Portugal num plano internacional”, destacou João Paulo Correia, que quanto à Feira do Cavalo frisou que “parece-me uma aposta ganha. Quer por parte da federação equestre de Portugal, quer por parte da Câmara Municipal de Ponte de Lima. O desporto constrói-se todos os dias com estas parcerias onde o IPDJ marca presença com o seu apoio. Sabemos que é um evento importante no calendário equestre em Portugal, e sabemos também que há planos para que este evento cresce ainda mais e que se afirme no plano nacional e também ganhe presença no calendário internacional”. 

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto destacou ainda que é a primeira vez que visitou a Feira do Cavalo. “É a primeira vez que estou cá, e queria muito vir, não só para presenciar este momento mas reconhecer as excelentes instalações. Há aqui muito investimento feito, e não é por nada que estão aqui representações das delegações estrangeiras. E se muitas federações escolhem o concelho de Ponte de Lima para realizar eventos desportivos é porque reconhecem que aqui, o município dá um apoio indispensável para a promoção desses eventos”. 

Esta edição contou com a presença de dez países, Portugal conquistou o título de campeão do mundo de Equitação de trabalho, de juniores e jovens cavaleiros.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.