Feira do Livro começa sábado

“É a feira possível, devido às contigências que temos”. As palavras são do edil vianense, José Maria Costa, e foram proferidas durante a apresentação da 40.ª edição da Feira do Livro de Viana do Castelo que irá decorrer entre sábado, dia 18 e 01 de agosto.

Devido às restrições impostas pela pandemia, não haverá stands de expositores e editores. Haverá, porém, algumas atividades em que será permitida a presença de público, embora de forma limitada, como na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal em que não poderão estar mais de 30 pessoas.

A aposta será, pois, na transmissão online dos eventos através das redes sociais e a venda de livros decorrerá na Biblioteca e a preços de Feira. Será, porém, limitada às edições municipais e às obras apresentadas durante o evento.

Além do chefe do Município, na apresentação marcaram presença o diretor da Biblioteca, Rui F. Viana, e o representante do Centro Cultural do Alto Minho, entidade parceira da autarquia na organização do evento, Cipriano Oquiniame.

“JÓIA DA COROA” E RUBEN A.
Entre as iniciativas, aquela que é tida como a “jóia da coroa”, será a apresentação do livro “Prémio Escolar António Manuel Couto Viana: 2016 – 2020”. São os pequenos autores de Viana do Castelo, premiados nos últimos cinco anos, que verão as suas obras editadas e falarão delas e darão, até, autógrafos. Ocorrerá a 31 de julho, sexta, pelas 18h, na varanda da Biblioteca Municipal e transmissão através das páginas do Facebook desta e da Câmara.

Todavia, o centenário de Ruben A. será tema em destaque na Feira. Logo no primeiro dia (18), às 16h, na Biblioteca Municipal, será apresentada a reedição do livro “A Torre de Barbela”, de Ruben A., por António M. Feijó, Pró-Reitor da Universidade de Lisboa e professor catedrático na Faculdade de Letras deste instituição, bem como a reedição de “Páginas Minhotas”, de Ruben A. Editado pela Câmara. A iniciativa será também transmitida nas redes sociais.

Outros espetáculos estão previstos, com apresentação digital, como as dramatizações de histórias para os mais novos (aos sábados e quartas), leitura de textos, mostra de pintura e apresentação de livros na Biblioteca Municipal. Neste âmbito, será, nomeadamente, apresentado “25 de Abril – Corte Costura”, de João Cerqueira (dia 22, 21h30); “Os vivos e os outros”, de José Eduardo Agualusa (dia 24, 21h30); “Arquitetura contemporânea e apontamentos de arquitetura modernista em Viana do Castelo”, de José Pastor (dia 25, 11h), “Jasmim no Limoeiro”, de Manoella de Calheiros (dia 25, 17h30), “A toit ouvert”, de Deolinda Silva (dia 30, 17h30), reviosta “Falar de Viana” e “Saramelas Pintas” de Adelaide Graça (1 de agosto, 11h).

Ocorrerá, ainda, a 28 de julho, terça-feira, a entrega do Prémio Luierário Luís Miguel Rocha (14h30 na Biblioteca) e uma Noite de Poesia com Pedro Lamares (1 de agosto, 21h30).

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.