Feiras Novas já apresentou cartaz

O Município de Ponte de Lima e a Associação Concelhia das Feiras Novas já apresentaram o cartaz da Romaria de noite e de dia, para a edição 2024.

Da autoria da artista limiana Rita Sá Lima, o cartaz das Feiras Novas apresenta-se repleto de cores, tão características das festas, com vários elementos da tradicional romaria. Na sua apresentação a artista limiana contou que “criou esta imagem com uma mensagem de liberdade, esperança e otimismo”.

O presidente da Associação Concelhia das Feiras Novas, Gonçalo Rodrigues, revelou que “o cartaz foi concebido numa hora feliz pela artista limiana Rita Sá Lima. Pontelimense de gema e artista de grande talento, a autora soube muito bem evocar o sentido da Festa, numa versão muito pessoal. Estamos perante um cartaz tomado de uma profusão de cores que parecem saídas da ilustração de um conto de fadas”. 

O presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Vasco Ferraz, elogiou o trabalho da artista, considerando que “soube de uma maneira muito singular, traduzir e captar o espírito e a atmosfera da nossa Romaria, ou não fosse ela uma limiana perfeitamente identificada com as Festas de Ponte de Lima. Mais do que isso, a Rita Sá Lima transforma esta folha publicitária numa peça de elevado valor estético, numa imagem com uma forte carga sugestiva. Desse pano de fundo que é o cenário da festa, no centro da vila, irrompe, no ar, um casal trajado para o arraial, representando todos os que querem viver a Festa, destacando-se a mulher limiana, minhota, que parece tocar ou querer tocar o céu, conduzindo o seu par.” O autarca recordou ainda que, “este ano, vamos viver as Feiras Novas também já como manifestação cultural inscrita no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, inscrição essa que foi oficializada já no final do ano passado.”

Os concertos filarmónicos, a serenata de fado, os espetáculos de folclore, os cantares ao desafio, as rusgas, as tocatas, o festival de tunas, os cortejos etnográfico e Histórico, a procissão em Honra da Senhora das Dores, as sessões de fogo de artifício e os três dias de feiras francas prometem cumprir a tradição das maiores festas do concelho e da região.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.