Este vianense faleceu no passado dia 28 de dezembro com 82 anos de idade. Fernando Gaião era um reconhecido especialista, designadamente, em cirurgia traumatológica na Alemanha, onde se especializou e foi considerado pelos seus pares, pela competência técnica, grau de profissionalismo, bem como pela dedicação aos seus doentes.
Depois do Liceu, em Viana, frequentou o curso de Medicina na Universidade de Coimbra. Em 1967 foi para a Alemanha onde fez formação como Cirurgião Geral com especialização em Traumatologia. Entre janeiro de 1975 e fevereiro de 2002, altura em que se reformou, era Chefe da Clínica de Traumatologia na Universidade Livre de Berlim (Clínica STEZLITZ), Hospital Benjamin Franklin. Em 2002, regressou a Portugal, continuando a exercer a sua profissão no Hospital CUF, tendo deixado a actividade cirúrgica em 2017, com 80 anos de idade.
Em reconhecimento da sua actividade, foi distinguindo a 09 de junho de 2001 com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique e, a 20 de janeiro de 2016, com o grau de Cidadão de Honra pela Câmara Municipal de Viana do Castelo pelos “notáveis serviços prestados à medicina e investigação”. O executivo da Câmara Municipal aprovou, na última reunião, um voto de pesar.
Amou, desfrutou e aproveitou a vida. Foi uma pessoa alegre, divertida, e com um sentido de humor muito apurado e particular. Teve sempre uma grande preocupação para com o outro, tanto amigo como paciente, sem esperar nada em troca. Dotado de um incansável espírito de luta e de trabalho, na procura da excelência profissional. Sentidos pêsames, designadamente a seu irmão, Luciano Gaião e demais familiares. Que descanse em paz.