Muito conhecido por Lenhas, deixou-nos há alguns dias. Tratava-se de um Homem de moral superior e elevado perfil cívico. Era um ativista de causas e um pugnador por uma sociedade onde a injustiça não tivesse lugar, postura de que nunca abdicou. Pode dizer-se que, não havendo cidadãos perfeitos, Fernando Freitas vivia com a preocupação de ser cada vez melhor .
Nado e criado em Viana do Castelo (nasceu na freguesia de Monserrate), foi, por longo tempo, trabalhador dos ENVC, tendo pertencido aos seus quadros intermédios, exercendo uma chefia direta que o fazia movimentar-se por toda a empresa, num estilo de apego ao exercício da sua atividade que funcionava, estímulo para quem com ele trabalhava. Aí, pautou a sua conduta pelo mais elevado profissionalismo a todos os níveis, tendo como divisa um escrupuloso respeito pelos direitos dos trabalhadores.Durante mais de três décadas, foi também Bombeiro Voluntário na prestigiada Associação de Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo, onde esteve sempre na primeira linha para ajudar, colaborar, aconselhar, tendo sido um exemplo a seguir pelos mais novos. Após os largos anos ao serviço da comunidade vianense, passou ao Quadro de Honra da AHBVVC, integrando a VELHA GUARDA, organismo que acolhe todos os Soldados da Paz da AHBVVC, que por diversos motivos e, após pelo menos 15 anos de serviço, decidam abandonar as fileiras ativas.
Deixa-nos a imagem do Homem bom, do amigo prestável e solidário. A sociedade vianense e os seus amigos em particular perderam um Ser Humano maravilhoso.
Manuel Cadilha (BVVC)