De 19 a 21 de julho, a nossa freguesia recebe a Festa da Broa e do Chouriço. Na sexta-feira, dia 19, haverá a tenda gastronómica com as especialidades. Atuação do grupo de bombos das Montanhas, às 21h45. E às 22h, projeção ao ar livre do documentário “O Sal da Terra”, de Juliano Ribeiro Salgado, Wim Wenders.
No sábado, dia 20 de julho, a partir das 12h, tenda gastronómica da Festa da Broa e do Chouriço. Pelas 15h, Ruralhub 0.1. Uma hora depois, a caminhada à Romaria de Santa Justa. O grupo de Bombos das Montanhas sobe ao palco às 21h45. E o filme “Milho à terra”, de Carlos Eduardo Viana, é projetado, ao ar livre, às 22h.
Phole/João Gigante atuam às 23h e pelas 23h30 haverá baile de concertinas à moda antiga, no Largo do Souto. E pelas 23h30, baile de concertinas à moda antiga, no Largo do Souto.
No último dia, 21, às 9h, abertura da feira de produtos genuínos de São Lourenço da Montaria. Pelas 9h30, entrada do grupo de Bombos das Montanhas de São Lourenço da Montaria.
Às 15h, festival de Bombos: Grupo de Bombos das Montanhas e grupo de Bombos e Concertinas de São Tiago, de Fontão, Ponte de Lima.
A Festa da Broa e do Chouriço convoca produtos característicos da alimentação local, a broa de milho e a carne de porco, de onde sobressaem os famosos chouriços da Montaria, com a finalidade da celebração da cultura local pela via gastronómica. Em tempos de fast-food, é uma forma de manter vivas as tradições culturais da aldeia e partilhar sabores que os novos ritmos de vida têm deixado perder.