Realizaram-se nos dias 01 e 02 de outubro, as festas de Nossa Senhora d’Ajuda, que se venera na sua capelinha, situada no lugar com o mesmo nome, cuja data da construção primitiva se desconhece, sabendo-se apenas que por volta de 1692 sofreu melhorias de restauro e conservação, assim como foram sucedendo ao longo dos tempos e algumas bem recentes, permitindo que apresente um excelente estado de conservação e beleza.
Esta é uma festa de cariz iminentemente religioso. Os dois dias de festa foram precedidos de uma novena e Eucaristia diárias na semana anterior; sempre com muita afluência de fiéis devotos de Nossa Senhora d’Ajuda.
No sábado, dia 01 de outubro, realizou-se uma Procissão de Velas que percorreu as ruas periféricas à Capela, com a presença de muitos devotos.
No domingo, dia 02, às 16horas teve lugar uma Eucaristia Solene, celebrada pelo nosso pároco e animada pelo Coro Paroquial, com a capelinha e o alpendre frontal repleto de gente.
Na homilia, o Monsenhor agradeceu a todos quantos se dedicam ao arranjo e manutenção daquela Capela, e quantos dão as suas ofertas, não só para a festa, mas também para a conservação da capela, lembrando aqueles que nos dias 13 de cada mês, ali vão rezar o terço.
Lembrou ainda quantos servem na capela e mantém aquele templo arranjado ao longo de todo do ano, recordando todos quantos, em vida serviram na Confraria da Senhora da Ajuda e já partiram.
Finda a Eucaristia, teve lugar a Solene Procissão, pelos arruamentos limítrofes da capela, que abriu com Fanfarra dos Escuteiros da Meadela, Cruz Paroquial, andor da Senhora da Ajuda, confecionado com belas flores, Adoradores Noturnos da Meadela, que tem a Senhora d’Ajuda como patrono, Pálio e muitos devotos da Senhora d’Ajuda.