Festa das Colheitas é já este fim de semana

Numa organização da Ronda Típica da Meadela, em colaboração com a paróquia da Meadela, vai realizar-se no próximo fim de semana, dias 27, 28 e 29 de setembro, mais uma edição da Festas das Colheitas, em honra de S. Miguel «patrono das boas colheitas».

Desde 2012, que a Ronda Típica da Meadela vem realizando estas festas, com o propósito de reviver uma tradição, do agradecimento a São Miguel pelas colheitas abundantes, na outrora Meadela rural, provenientes dos seus campos e quintas e que se foram perdendo com a crescente urbanização da Meadela dos nossos dias.

Nestes dias de festa no nosso Centro Cívico tudo nos recorda esses tempos em que as colheitas eram uma festa, porque representavam o sustento para uma boa parte dos meadelenses ao longo de todo o ano.

Além da parte profana, estas festas tem uma componente religiosa em louvor de S. Miguel, com celebração de uma Eucaristia no dia 28 sábado, pelas 18h30 e no domingo dia 29, às 21h30, uma procissão de velas.

Na sua componente lúdica pretende-se que sejam acima de tudo uma ocasião de reviver as tradições relacionadas com as colheitas, num ambiente de alegria e convívio em que nem os mais novos foram esquecidos pela organização. No programa consta um tempo dedicado às crianças das escolas.

A feira com as tasquinhadas da Ronda, proporcionará a todos os visitantes, muita diversão e bons peticos, desde sandes de leitão e porco no espeto, entre outros e não faltando os doces tradicionais.

Assim, entre os dias 27 e 29 de setembro, teremos uma festa popular, caracterizada pela junção do sagrado e do profano, numa simbiose de diversão, alegria e convívio, gerado entre os que se associam a esta manifestação que tem um cariz especificamente local, mas onde não faltam visitantes interessados nos produtos do campo, no artesanato local, na gastronomia simples de experiência ancestral, e outras novidades que chegam por quem participa nesta festa que é de todos e para todos.

Do programa consta:
Dia 27, sexta-feira
Às 19 horas, abertura da feira e pelas 22h, cantares ao desafio com Pedro Cachadinha e Diana Fraga.

Dia 28, sábado
Às 18h30, Missa em honra de São Miguel na igreja Paroquial e à noite pelas 22 horas, uma noite de Folclore, com dois conceituados Grupos Folclóricos.

Dia 29, domingo
Música popular e uma desfolhada e às 21h30 uma Procissão de Velas em honra de S. Miguel, com que termina mais uma edição das festas das colheitas da Meadela.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.