De 06 a 09 de maio, a freguesia de Vila Franca acolhe mais uma iniciativa da Festa das Rosas.
No primeiro dia da festa haverá salva de morteiros, às 8h; e às 21h, iniciam-se as festividades com inauguração das ornamentações e iluminações nos diferentes recintos e espaços festivos. Uma hora depois, será aberta a exposição na Casa do Povo organizada pela Associação Cultural e Recreativa de Vila Franca. O grupo musical Kapital atuará às 22h30. E às 00h, uma sessão de fogo de artifício.
No sábado, dia 07 de maio, acontecem os cumprimentos às entidades oficiais, pelas 10h; Às 14h, entrada da Banda de Música de Pevidém e da Banda de Música de Gueifães. E meia hora depois a entrada de grupos de bombos e Zés Pereiras. O tradicional cortejo das rosas votivas, com os cestos floridos decorre às 16h30.
Pelas 18h15, acontece a ação litúrgica com a proclamação da palavra de Deus e a oferta dos cestos pelas mordomas à Senhora do Rosário.
O XXXVIII Festival de Folclore de Vila Franca, no Centro Social e Paroquial, decorre a partir das 21h30 e às 00h30 acontece o espetáculo de variedades, com atuação de Jorge Guerreiro.
No domingo, dia 08 de maio, haverá desfile da mordomia, às 10h e 15 munutos depois a inauguração do monumento alusivo à inscrição da Festa das Rosas no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial. A solene Eucaristia acontece às 10h30 e a procissão dos cestos floridos tem lugar às 16h. O grupo Magma atua às 22h e às 00h haverá sessão de fogo de artifício.
Na segunda-feira, dia 09, haverá exposição dos cestos floridos no interior da igreja paroquial durante todo o dia e às 15h, feirão dos alunos da EB1 e Jardim de Infância do Calvário, no Adro da igreja. Às 18h30, Eucaristia com proclamação da palavra em honra de São Miguel e procissão acompanhada pela Fanfarra de Fragoso.
A 15 de maio, haverá festa dedicada às crianças. O desfile dos cestos floridos daquelas inicia-se às 15h. E às 17h30, acontece um desfile de moda infantil.
As festas encerram com sessão de fogo de artifício, às 19h.