Festa de encerramento dos 50 anos do Agrupamento de Escuteiros

No passado dia 03 de setembro, sábado, terminaram as comemorações dos cinquenta anos dos escuteiros da nossa freguesia. As comemorações tinham sido iniciadas no dia 23 de abril deste mesmo ano, tal como nós noticiamos, e tiveram até ao dia 03 de setembro, diversos eventos, terminando exatamente no dia em que faziam os cinquenta anos. 

O programa foi muito diversificado. Pelas 10h, foram hasteadas as bandeiras na torre comemorativa, situada no campo de Santana. Às 16h, as bandeiras foram arreadas e todos os elementos do Agrupamento n.º 423, ou seja, os escuteiros de S. Romão de Neiva, dirigiram-se para o Mosteiro Beneditino, onde se iniciou a parte solene do encerramento. Pelas 17h, iniciou-se a missa solene onde participaram as demais entidades religiosas e civis. A missa foi realizada pelo pároco da terra, José Luís e esteve presente o Sr. presidente da Câmara, o Sr. Chefe Nacional, o Sr. Chefe Regional, o Sr. presidente da Junta de Freguesia, os Srs. chefes dos agrupamentos convidados e todo o público em geral. 

Durante a missa, e na altura própria, foi apresentado um livro alusivo aos cinquenta anos de atividade do agrupamento, onde são divulgados os acontecimentos relevantes de todos estes anos de trabalho. A apresentação foi feita pelo Chefe Nacional, com discurso de agradecimento a todos que fizeram com que este percurso fosse possível, não esquecendo a única pessoa que está presente desde o início, ou seja, desde há cinquenta anos que trabalha com afinco e dedicação pelos escuteiros de S. Romão de Neiva, o Sr. Manuel Ligeiro, que já foi Chefe e agora desempenha a grande tarefa de comandar a Fanfarra que existe há 46 anos. Depois do discurso do Sr. Chefe Nacional, discursou o Sr. presidente da Câmara, o Sr. presidente da Junta e todos Chefes presentes. Em seguida, foram entregues medalhas e troféus comemorativos alusivos à data. 

Quando terminou a missa solene, os escuteiros dirigiram-se para a parte exterior do Mosteiro em direção ao busto do saudoso Pe. Moreno, onde depositaram uma coroa de flores. Em seguida, houve uma romagem ao cemitério, tendo sido exposto um boque de flores, em homenagem a todos os escuteiros já falecidos, que também trabalharam para que o escutismo em S. Romão tivesse o êxito que é agora recordado. Finda a parte religiosa, começou a recreativa. Toda a comitiva se dirigiu em direção à Sr.ª do Crasto, onde foi servido um jantar e no final foi cortado o respetivo bolo de aniversário, sem esquecer o champanhe para que a comemoração fosse completa. Não se pode esquecer, o verdadeiro e amplo trabalho, de todos estes homens e mulheres, que, fizeram durante cinquenta anos. O Agrupamento n.º 423, é constituído presentemente por 84 elementos masculinos e femininos e tem 43 na parte da fanfarra. Estão de parabéns, todos, pelo bem religioso e cívico, que deram a esta freguesia.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.