Festa de Natal dos idosos

Decorreu com grande brilho o já tradicional Almoço de Natal dos Idosos patrocinado pela Junta de Freguesia agora extensiva aos habitantes de Vila Fria e Mazarefes. Foram muitos, de ambas as freguesias, os que quiseram participar no almoço/festa, onde não faltou o tradicional bacalhau e outras iguarias típicas da quadra festiva. Para alegrar os convivas não faltou a música e a dança. O presidente da Junta, Viana Barreto, agradeceu a presença de todos com um discurso breve e apelativo.

Estes e outros convívios como os organizados pelas comissões de Festas e pelo Grupo desportivo Vila Fria 1980, são muito salutares, para toda a população de uma forma mais particular os idosos. Combater a solidão e o isolamento é extremamente importante.
A Junta de Freguesia tem mantido esta iniciativa que já tem muitos anos e é sempre de muito agrado da população.

Esperamos que estes eventos se mantenham por muitos e longos anos.

Grupo Desportivo 1980
A Direção do Grupo Desportivo Vila Fria 1980 vai realizar no dia 11 de Janeiro de 2020, pelas 19h30, no salão Nobre da Junta de Freguesia de Vila Fria, um jantar de Gala dos 40 anos do Clube. Para o efeito, o presidente do Grupo Desportivo Vila Fria 1980 Carlos Silva, endereçou convites a figuras ilustres que ajudaram a fundar o Clube, para participar no evento, alguns dos fundadores já partiram, Manuel Vitorino a quem se deve a existência do campo de futebol e as infraestruturas adjacentes, para além de inúmeras ajudas que sempre estava pronto a colaborar, quer no Futebol, quer na freguesia como autarca, Vasco Branco, que pouco tempo antes de falecer me referiu que não queria morrer sem ver o campo sintético, Joaquim Pereira, Augusto Caxinas, José Mota e os ainda vivos, felizmente, José Maria Rodrigues, Joaquim Reis e sócios fundadores Brito Felgueiras, Torcato Pita, Manuel Augusto, António Coutinho e tantos outros.

Vila Fria foi sempre uma terra de futebolistas com muitíssimos praticantes aqui se formaram grandes atletas, mas devido às condições das instalações desportivas, nomeadamente a falta do campo sintético, balneários e meios de transporte adequados, desmotivam muitos praticantes optando por outros clubes que dispõe de melhores condições, quer desportivas, quer logísticas.

A população de Vila Fria, questiona o por quê de em muitas freguesias do concelho existirem clubes com campos sintéticos, que continuam a ser financiados para novos, recebem viaturas novas e tantos outras comparticipações. Vila Fria está voltada ao ostracismo. Nota-se que a população está revoltada com esta metodologia e falta de equidade reinante.

A Direção, numa iniciativa brilhante, irá realizar uma Gala dos 40 anos do Clube, tendo para o efeito convidado, a Câmara Municipal, a Junta e a Assembleia de Freguesia, de Mazarefes e Vila Fria, a Associação de Futebol de Viana do Castelo e os seus órgãos, diversos sócios fundadores do Clube, o pároco da freguesia, Gaudêncio Gigante, o Padre Alípio Torres, um pioneiro na prática desportiva de futebol em Vila Fria, e tantos outros que amam a sua terra e o seu Clube. De salientar que o Vila Fria 1980 ao longo destes 40 anos tem, ininterruptamente, participado nos jogos da Associação de Futebol de Viana do Castelo, mas a prática do futebol já vinha desde 1926, de realçar que em 1972 ano em que um grande entusiasta do Futebol Padre Alípio Torres, pároco de Vila Fria nessa época, foi mobilizado como capelão militar para Moçambique, em sua homenagem houve encontros de futebol com as equipas do Limianos, do Forjães e as Velhas Guardas do Futebol Club do Porto da qual fazia parte o mítico Barrigana.

Vila Fria tem um património histórico brilhante, na prática de Futebol, que urge preservar, compete a todas as estruturas, Câmara Municipal, Junta de Freguesia, Associação Desportiva e respetivos Órgãos e população de Vila Fria, ajudar o Grupo Desportivo Vila Fria 1980 para que disponha de infraestruras condignas para a prática de Futebol.

Falecimentos
No passado dia 11 de dezembro de 2019, faleceu de morte súbita Martinho Cunha Novo, casado com Almerinda Fernandes Sousa Novo. Com 74 anos de idade, natural e residente na Rua Ponte Pedrinha em Vila Fria, foi a sepultar no cemitério de Vila Fria.
Sentidas condolências à família.

Faleceu no Canadá Laurinda Félix Souto de Lacerda, oriunda da Quinta da Lavandeira onde sua mãe nasceu, cedo emigrou para a Argentina onde já se encontravam alguns tios, neste pais da américa do Sul esteve bastantes anos, posteriormente viveu no Canadá alguns anos mas voltou para a Argentina, nesta fase da vida por questões de segurança voltou ao Canadá onde veio a falecer, ainda muito recentemente visitou os seus familiares em Vila Fria e em Vila de Punhe.

Foi a sepultar no Canadá. Por vontade expressa pediu para que os cinos de Vila Fria, anunciassem o seu falecimento, era membro das confrarias.

O ano de 2019, tem sido o ano em que ocorreu o maior número de mortos na freguesia, em média o número de óbitos anual ronda os 10. Em 2019 ultrapassou os 30.
Sentidas condolências aos filhos e netos.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.