O espírito natalício é fortalecido não só quando partilhado entre os entes queridos, mas também quando experimentado socialmente, o que veio a acontecer, sobejamente, nesta quadra religiosa, em Vila de Punhe, pois esteve à disposição de todos um grande programa de eventos.
A realização da 6.ª edição do Mercadinho de Natal, no largo das Neves, foi o ponto de referência para a concretização das iniciativas do programa. No dia 08 de dezembro foi inaugurado o presépio, uma notável obra do engenho popular, e procedeu-se à ligação da iluminação natalícia em ruas, avenidas e jardins da Freguesia. Com o dia 13, a calhar numa sexta-feira, houve o mote para mais uma queimada que principiou com uma caminhada noturna, seguindo-se o esconjuro, e terminando com a oferta da queimada aos aderentes. No dia 14, sábado, o polidesportivo de Vila de Punhe recebeu o torneio de futebol inter-lugares. Apresentaram equipas os naturais ou residentes nos lugares da Chasqueira, Neves, Arques, Regos, Outrelo e Milhões, tendo a classificação assumido esta ordem.
Seguiu-se, a implementação de um vasto conjunto de iniciativas, tais como: teatro infantil; fitness e atuação de grupos de concertinas. No final da tarde, houve o lançamento de um carimbo comemorativo dos CTT alusivo à 13.ª edição do Presépio. O programa do dia terminou com a oferta de um lanche. No dia 15, domingo e último dia do Mercadinho, o largo das Neves foi o palco da partida e chegada dos atletas das sete equipas inscritas, que cumpriram os 1609 metros da IV Milha Santa Eulália, as quais, mesmo perante o tempo agreste que se fez sentir, não desalentaram durante a prova. Para a tarde, estava prevista a chegada do Pai Natal com brindes para as crianças. Todavia, porque as condições climáticas estiveram adversas, agendara-se a sua vinda para o último domingo de dezembro, dia 28, antecedendo a Fogueira de Natal.
Estas atividades, promovidas pela Junta de Freguesia de Vila de Punhe, em parceria com o Núcleo Promotor do Auto da Floripes 5 de Agosto, realçaram os belos momentos de convívio vividos por Vila de Punhe e pela sua gente.