No próximo dia 14 e 15 de janeiro, realiza-se a tradicional festa em honra de Santo Amaro na sua capelinha no lugar de Sabariz que tem mais de 400 anos, muitíssimo bem preservada nos dias de hoje, apesar de diversas vicissitudes ao longo dos séculos mantém-se como local de culto muito frequentado quer nos quatro dias de festa, quer ao longo de todo ano.
São muitas centenas de pessoas que neste dois dias e no sábado e domingo seguintes, dias 21 e 22, deslocam-se para cumprir as promessas a Santo Amaro, advogado dos ossos.
No dia 15, haverá missa cantada, sermão e procissão até ao imponente cruzeiro localizado no sopé do Monte, seguindo-se na parte da tarde música gravada para animar todos os que se desloquem à capelinha.
Nos dias 21 e 22 de janeiro, as festividades continuam, animadas com música gravada.
Nesses quatro dias haverá, como habitualmente, cabrito assado e outras iguarias a cargo da comissão de Festas em Honra de São João que se realizam no mês de junho, sempre do agrado dos romeiros que acaba sempre por ser insuficiente.
Para além do cabrito também são comercializados diversos doces, assim como figos sempre presentes, e que geralmente são insuficientes para a procura.
Juiz da Cruz
Com a entrada do novo ano, o juiz da cruz que é o responsável pelo levar a cruz em todos os funerais, procissões e noutros atos litúrgicos, no dia 01 de janeiro de cada ano é substituído.
Essa substituição é em função do ano de casamento, no caso presente o primeiro casamento realizado no ano de 1999, é convidado pelo pároco para aceitar a função de juíz da cruz, caso não aceite, passa para o seguinte.
Assim em 2023, o novo juiz da cruz é Rui Henrique de Amorim Fernandes casado com Raquel Maria Gomes Pereira, que assumirá os quatro dias da Páscoa e durante todo o ano.
Ao juiz cessante Paulo Carlos Barbosa Pacheco casado com Fátima Jesus Alves Ferreira, que termina o mandato, os nossos parabéns pela inovação do presente ano ao fazer a visita pascal de charrete iniciativa muito louvável, amplamente noticiada nos meios de comunicação social, nomeadamente imprensa e televisiva.
Ao novo juiz da cruz, os nossos parabéns pela colaboração em prol de Vila Fria.
Falecimentos
Faleceu no dia 28 novembro, com 87 anos Lina Conceição Gomes. Viúva de Luís Rodrigues Alves, natural da Correlhã, Ponte de Lima e residente no lugar de Sabariz. Nasceu a 16 de janeiro. Foi a sepultar no cemitério de Vila Fria após cerimónias religiosas.
Faleceu em 16 de dezembro, com 52 anos, Manuel António Miranda Alves, casado com Carolina Martins Dias Alves, natural de Vila Fria e residente em Alvarães nascido a 28 de fevereiro de 1970. Foi a sepultar após cerimónias religiosas no cemitério de Vila Fria.
No passado dia 17 de dezembro, faleceu com 85 anos, Maria Costa Cerqueira, nascido 22-12-1936, viúva de Joaquim Ferreira Ramos, natural da Correlhã, Ponte de Lima, e residente no lugar de Sabariz. Foi a sepultar após cerimónias religiosas no cemitério de Vila Fria.
Sentidos pêsames a toda a família.