Depois de uma paragem de uma década, estão de regresso, a Afife, as festas de Santo António, a que se associa a padroeira, Santa Cristina. E tudo isto, para que as festas possam ter o aval da entidade religiosa e a acontecer em julho. Recorde-se que desde o início dos anos 70, as festas foram alteradas para julho, dado que o tempo de chuva, inviabilizava, quase sempre, o programa e acarretava prejuízos à comissão.
Este ano e pela envolvência de um afifense, foi conseguida uma comissão que resolveu meter mãos à festa e realizar a festa, que vai acontecer entre 18 e 21 de julho.
O programa foi agora dado a conhecer através do livro da festa, em que no primeiro dia, a 18 de julho, tem lugar a procissão de velas, desde a Capela de S. Roque, para a de Santo António.
No dia 19, logo pela manhã acontece a alvorada e o içar da bandeira e pelas 22h tem lugar o primeiro arraial com a Orquestra Siri Lanka.
No sábado, dia 20, tem lugar a alvorada, e pelas 9h dará entrada o grupo de bombos de Sta. Marta de Portuzelo, que vão percorrer a freguesia. Pelas 18h30, a procissão da capela de Santo António para a igreja Paroquial.
Pelas 22h, um grande arraial, com o conjunto afifense Xornas, que vai prestar uma homenagem ao cantor Zeca Afonso, numa altura em que faz 50 anos, que este conjunto organizou as tão faladas verbenas do Monte de Santo António, onde Zeca Afonso esteve presente. Por volta da meia noite, tem lugar uma sessão de fogo de artifício.
No domingo, dia 21, destaca-se a Missa Solene, pelas 10h e a tradicional Procissão do Cruzeiro. Pelas 15h30, dará entrada no largo Tomás Fernandes Pinto a Banda de Música Filarmónica de S. Tiago de Marrazes, Leiria, e pelas 16h30, acontece a Procissão, desde a igreja, para a capela de Santo António.
Para finalizar, acontece o tradicional leilão de oferendas.
FEIRA DE ARTESANATO
O artesanato vai estar de mãos dadas com a gastronomia nos próximos dias 05 e 06 de julho. Na sexta e sábado, o espaço entre o parque infantil de Afife e a farmácia será palco da iniciativa.
Pela primeira vez, realiza-se a feira de artesanato da freguesia, que é promovida pelo Movimento Associativo de Afife, coordenado pela junta de freguesia e que envolve todas as associações de Afife.
Além do programa da feira, tem ainda lugar a animação, com a música popular a marcar presença.
Nesta feira, além das associações da freguesia, vão ainda participar com stands próprios, artesãos, que efeturam a sua inscrição para tal.
Recorde-se que o Movimento Associativo de Afife tem o seu ponto alto, no primeiro fim de semana de agosto, no largo Tomás Fernandes Pinto, com uma programação que será divulgada proximamente.