Como determina a liturgia e também recomenda a tradição, o lugar de Paçô vai estar mais uma vez em festa, mas nunca antes do dia litúrgico do Santo, será Honrado o Glorioso Mártir S. Sebastião, nos próximos sábado e domingo, dias 20 e 21 deste mês de janeiro.
Do programa consta no sábado 20, dia litúrgico de S. Sebastião, logo pela manhã a aparelhagem sonora emitirá música variada para todos os gostos. Às 16h45: Na capela, celebração da Eucaristia seguida de procissão de velas para a igreja paroquial. Às 19h: Porco no espeto com o tradicional convívio destes festejos, pela população de Paçô, e não só. Às 22h30: Vamos ter em atuação o conhecido DJ Ruca, para animação e aquecimento do arraial e de uma destas noites muito frias, de início deste ano.
No domingo, dia 21, novamente pela manhã salva de morteiros, mas agora a salva de morteiros só acontece pela manhã quando o sol já vai alto, isto é devido às causas ambientalísticas, ou outras. Às 09h: O Grupo de Bombos da Ronda Típica de Carreço dará entrada no adro da Igreja Paroquial em saudação a toda a Freguesia. Às 11h30: Na Capela Missa Solene da Festa e Sermão em Honra do Glorioso Mártir S. Sebastião. Às 15h: Procissão da igreja paroquial para a Capela. 16h: Leilão de oferendas, seguido de arraial até ao por do sol, terminando as festas com a tradicional romagem da mordomia.
Do programa tradicional verificamos ter sido novamente suprimida a novena preparatória da festa em Honra de S. Sebastião. Tempos atrás a novena era já festa vivida de S. Sebastião, e durante uma semana, à tardinha a capela enchia-se de crentes e devotos, a juventude aproveitava a oportunidade para reunir-se ao fim das novenas em alegres convívios, ou mesmo para namorar. Sem dúvida eram outros tempos, outras causas, ou outras vontades, o certo é que assim será que vamos evoluindo? Com certeza não é esta a opção da comissão de festas.
Este ano a comissão de festas é composta por Marco Baganha, Tesoureiro, Daniel Gonçalves, Juiz, Lisete Araújo, Juíza, e Sofia Moreira, Zeladora. À comissão desejamos-lhe umas festas repletas dos melhores sucessos e a realização plena dos objetivos planeados.