Hoje, dia 26 de agosto, começam as festividade em honra de São Mamede ou a Festa do Mel, que atrai milhares de pessoas de toda a região Norte.
A festa foi iniciada pelos apicultores da freguesia que se reuniam junto à capela de São Mamede para vender o mel que produziam. Uma tradição mantida pelos seis a sete apicultores que ainda produzem.
Com uma vasta programação, os responsáveis pela organização admitem que a “boa gastronomia” da região é uma das razões da forte afluência de visitantes, e estão a contar com “uma maior afluência de romeiros” após dois anos de paragem provocados pela Covid-19.
A banda “Toka & Dança” atua esta sexta-feira às 22h00, junto à Capela de São Mamede. Mas durante estes três dias de muita animação, a programação segue com boa música e boa gastronomia. Desde um festival de folclore, organizado pelo grupo etnográfico da freguesia, um ‘trail’ pela rota do mel, a corrida de garranos realizada em torno da capela de São Mamede, a procissão em honra do padroeiro e a missão de bênção do gado são outros dos pontos altos do programa.