Em contexto Covid-19 celebrou-se no sábado, 25 de julho, a festa de São Tiago, nosso padroeiro, da única forma que se podia: com missa cantada, celebrada às 19h30 na igreja paroquial, e a colocação do santo num andor magnificamente ornamentado, para veneração dos fiéis.
Apesar de não ter havido procissão, o facto de ter havido andor dava a ilusão de que era festa e os devotos de São Tiago agradeceram. No final da Eucaristia, a comissão de festas abriu o bar que mantém junto ao cruzeiro, com serviço de Take-Away de bifanas e kebabs, e fê-lo igualmente no domingo de manhã. No sábado havia também uma roulotte de farturas e churros.
Foram cumpridas as recomendações da DGS, com todas as pessoas a usar máscara e mantendo o distanciamento social.
A comissão de festas inaugurou, depois da Eucaristia, uma estátua em madeira pintada, simbolizando o peregrino, especialmente o peregrino do Caminho Português da Costa, e que foi colocada no adro da igreja paroquial.
Estiveram presentes na Eucaristia e na cerimónia de inauguração da estátua representantes de várias associações ligadas ao Caminho de Santiago, das Juntas de Freguesia de Castelo do Neiva, Vila Nova de Anha, São Romão de Neiva e Marinhas e também da Câmara Municipal de Viana do Castelo, na pessoa do vereador Luís Nobre.