Festa em honra de Santa Cristina

No próximo 24, a Igreja celebra o dia Litúrgico de Santa Cristina, que a nossa Paróquia tem como padroeira, realizando em cada ano as tradicionais Festas em sua Honra e Louvor, que este ano, como foi amplamente divulgado, devido à pandemia, apenas se realiza a componente religiosa possível.

Assim no próximo dia 24 de julho, às 18h30, será celebrada uma solene Eucaristia em Honra de Santa Cristina, à qual sempre marcam presença os devotos de Santa Cristina e os membros da Comissão de Festas. No dia 02 de agosto teremos o ponto alto das festas 2020, que é a Eucaristia Solene “Missa da Santa”.

As Festas foram canceladas, mas não o louvor à nossa Padroeira, a quem fazemos festa e vamos honrar com todo o amor e devoção.

Confinados à festa religiosa, a Comissão de Festas, não quis deixar de simbolizar as festas 2020, com abrangência pública, procedendo à iluminação da fachada da nossa igreja e à colocação de duas telas na fachada da igreja Paroquial, decisão tomada a 14 de abril, data do cancelamento das festas.

Por iniciativa do nosso pároco Monsenhor Vilar, a imagem de Santa Cristina será colocada num pequeno andor, para ser visitada pelos seus devotos.

Temos esperança e confiança de que em 2021 realizaremos as nossas Festas com toda a sua abrangência a que nos habituamos, porque o povo tem necessidade de viver as suas festas, motivo propiciador ao reencontro e salutar convívio e à vivência de momentos muito fortes de alegria em ambiente fraterno, no reencontro com o passado, pela reposição das nossas mais vivas tradições culturais e históricas.

A Comissão de Festas convida todos os meadelenses a assistir à missa da Festa no dia 02 de agosto (domingo) às 10h30 (conforme programa já divulgado) e a uma visita à nossa igreja, que estará decorada, nos dias das Festas, com arranjos florais.

Aqueles que não podem participar na Eucaristia na igreja Paroquial poderão acompanhar pela Internet sintonizando a “Viana TV”, no Facebook ou a página da “Paróquia Meadela”. Esta será a ligação às suas festas para a maioria dos nossos emigrantes a quem saudamos vivamente e esperamos vê-los por cá nas festas do próximo ano.

Vivamos com entusiasmo as nossas Festas 2020, na sua vertente religiosa, em honra da nossa Padroeira a quem todos os anos louvamos fazendo festa em sua honra.

APOSTOLADO DA ORAÇÃO
Decorria o ano de 1804 – dia 24 de junho e um punhado de meadelenses, fervorosos devotos do Sagrado Coração de Jesus, decidiram fundar na nossa Paróquia o “Apostolado da Oração” para incrementar a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, completando-se no dia 24 de junho 126 anos.

Como se disse a sua fundação decorreu no mês de junho, em que toda a Igreja celebra o Sagrado Coração de Jesus, uma devoção que existe desde os primórdios do Cristianismo, quando as pessoas refletiam sobre o coração aberto de Jesus.

Celebrar o Coração de Jesus torna-se uma importante ocasião Pastoral para que toda a comunidade cristã novamente se sensibilize para fazer deste admirável Sacrifício e Sacramento o coração da própria vida.

O resignatário, Papa Bento XVI, certa vez, falou sobre a importância da devoção ao Sagrado Coração de Jesus dizendo: “a contemplação do ‘lado transpassado pela lança’, na qual resplandece a vontade infinita de salvação por parte de Deus, não pode ser considerada, como uma forma passageira de culto ou de devoção: a adoração do amor de Deus, que encontrou no símbolo do ‘coração transpassado’ sua expressão histórico-devocional, continua sendo imprescindível para uma relação viva com Deus”.

Também o saudoso Papa João Paulo II, sempre cultivou devoção ao Sagrado Coração de Jesus e incentivava a todos os cristãos que desejassem crescer na amizade com Jesus.
Entre nós a devoção ao Coração de Jesus está bem alicerçada nos Cristãos do Alto Minho que há 100 anos lhe dedicaram um templo para a sua devoção “Templo de Santa Luzia”, agora designado de Santuário do Aagrado Coração de Jesus.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.