Vão realizar-se as festas na nossa freguesia, com a comissão apenas constituída por senhoras, cujos nomes são os seguintes: Lurdes Novo, Rosalina Magalhães, Filomena Costa, Lúcia Vicente e Conceição Costa. O programa das festividades é o seguinte:
No dia 26 de julho, sexta-feira, 20h, missa em honra de Santa Ana.
No dia 31 de julho, quarta-feira, 9h, entrada do grupo Zés Pereira de Fragoso, iniciando a visita dos lugares da freguesia.
A 01 de agosto haverá salva de morteiros às 9h, e continuação da atuação do grupo Zés Pereira de Fragoso pelos lugares da freguesia. Seguindo-se a apresentação de cumprimentos às autoridades civis e religiosas e a todos os neivenses, com música gravada a cargo da Casa Joaquim Cachada.
No dia seguinte, 02 de agosto, 9h, salva de morteiros e música gravada. A procissão de velas em honra da Senhora do Carmo inicia-se às 20h30, finalizando com a Eucaristia. Pelas 22h, atuação do grupo musical Banda Lusa e às 24h, sessão de fogo de artifício.
A 03 de agosto, às 9h, salva de morteiros e continuação da música gravada. Pelas 14h30, entrada das famosas bandas de música do Belinho e a Banda Velha de Barroselas. Às 18h30, concentração dos andores floridos seguindo-se a eucaristia com sermão a Santo António animada pela Banda do Belinho. Pelas 22h, animação musical com o artista Jorge Amado e a sua banda. Pelas 24h, sessão de fogo de artifício.
No dia 04 de agosto, 7h30, Eucaristia no Mosteiro animada pela Banda de S. Paio de Antas. 9h30, entrada oficial da Banda de S. Paio de Antas. 10h30, missa solene com sermão em honra de Santa Ana animada pelo Grupo Coral da Freguesia.
A Fanfarra dos Escuteiros de S. Romão do Neiva e Banda de Música entrarão às 15h. Uma hora e meia depois sairá a Procissão. Às 19h30, despedida da Banda de Música.
O grupo Sobreposta inicia a atuação às 22h. Pelas 24h, sessão de fogo de artifício e às 01h, encerramento das festas de Santa Ana, Senhora do Carmo e Santo António.
Parabéns à Comissão de festas pelo grande empenho, trabalho e dedicação.
Fontanário do “Montinho”
O fontanário do “Montinho” está como novo. A Junta de Freguesia de S. Romão de Neiva, requalificou o dito fontanário, que já há mais de 45 anos estava desativado, onde não existia nem corria uma pinga de água. Noutros tempos, as pessoas iam lá lavar a roupa, porém, agora isso, com certeza, não vai acontecer, pois as máquinas de lavar a roupa facilitam essas tarefas, mas,falando com o Sr. Manuel Salgueiro, presidente da junta de freguesia, um dos objetivos para esta requalificação, é dar apoio aos peregrinos dos Caminhos de Santiago, que por ali passem e também às pessoas, pois a água pode ser bebida que é potável.
É uma mais-valia, para a nossa terra, que vem dar vida a um equipamento que estava inativo, graças à iniciativa da Junta de Freguesia.
E porque estamos a falar da Junta de Freguesia, também por iniciativa da mesma, se realizou no passado dia 20 de julho, sábado, no Campo de Santa Ana, a “Festa na Feira” que consistiu na realização de uma tarde e parte da noite, de convívio acompanhada de comes e bebes e muita música, cujo programa foi o seguinte: pelas 15h, teve lugar a abertura da feira com tasquinhas de comes e bebes, tacas essas que foram trabalhadas pelos grupos da terra: Agrupamento de Escuteiros 423, Comissão de festas de Santa Ana, 1ª. Companhia de Guias e Grupo Coral e Polifónico. Não faltaram as boas iguarias e bebidas para acompanhar. Às 21h30, teve início o espetáculo de música.
Atuou, em primeiro lugar, o Rancho Folclórico “Os Serradores do Monte de Vila Fria”, seguidamente o “Grupo Folclórico de Castelo de Neiva” e por último, a “Banda Bela Trama”.
Foi uma noite bem animada e com muita gente da nossa freguesia e também das freguesias vizinhas. Estão de parabéns, todos quantos trabalharam para que este dia fosse um grande sucesso. Bem-haja a todos e que eventos como este se repitam mais vezes, porque é bom para unirem as sociedades.