Festas das Colheitas e em honra de São Miguel

A Ronda Típica da Meadela, em colaboração com a Paróquia da Meadela, vai organizar pela sétima vez a Festa de S. Miguel e das Colheitas, entre os dias 28 e 30 de setembro.
Com um programa enriquecido ano após ano, estas festas atraem muita gente ao Centro Cívico da Meadela.

Estas festas têm uma componente religiosa em Louvor de São Miguel, com celebração da Eucaristia e Procissão de velas no dia 28, pelas 21h.

Na sua componente profana pretendem ser, acima de tudo, um reviver de tradições relacionadas com as colheitas, outrora abundantes na Meadela rural, que se foram perdendo com a crescente urbanização da Meadela dos nossos dias.

Nestes dias de festa tudo nos recorda esses tempos em que as colheitas eram um tempo de festa, porque representavam o sustento para uma boa parte dos meadelenses ao longo do ano.

Assim, entre os dias 28 e 30 de setembro, teremos uma festa de cariz iminentemente popular, caracterizada pela junção do sagrado e do profano, numa simbiose de diversão, alegria e convívio, gerado entre os que se associam a esta manifestação que tem um cariz especificamente local, mas onde não faltam visitantes interessados nos produtos do campo, no artesanato local, na gastronomia simples absorvida da experiência ancestral, e outras novidades que chegam através daqueles que participam nesta festa que é de todos e para todos.

Do programa consta:
Dia 28 – sexta-feira: -19 horas: abertura da feira; 22 horas: noite cubana com “Union Salcera”.

Dia 29 – sábado: -18h30m: celebração da Eucaristia Solene, em honra de S. Miguel, S. Gabriel e S. Rafael (festa Litúrgica) e às 21h: Procissão de Velas. Pelas 22 horas: momento de Folclore com a Ronda Típica da Meadela e Rancho Folclórico da Casa do Povo de Souselo (Cinfães).

Dia 30 – domingo: 16 horas: concertinas e cantares ao desafio e pelas 19 horas: encerramento da feira.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.