Este fim de semana, regressam as tradicionais festas da Meadela, em honra da Padroeira Santa Cristina, que se realizam há já 63 anos no atual modelo, mas que ao longo dos anos têm ganhado uma vertente mais cultural, como é a realização dos colóquios “Meadela a Pensar a Comunidade”, as exposições, o arraial Inter-Associativo e a Semana Cultural, que antecede os dias principais das festas.
Meadela vive estes dias intensamente. São as maiores festas, em honra da sua Padroeira Santa Cristina, mantendo vivas as suas tradições, usos e costumes e por isso em cada ano leva a efeito estas festas, que são o acontecimento cultural mais relevante e abrangente, que a Meadela vive em cada ano. Materializado de uma forma mais ativa no “Cortejo Meadela 2022” que no corrente ano tem a designação de “Desfile Etnográfico/Cortejo Meadela 2022”. Pelo facto de ter um menor número de carros, privilegiará o desfile apeado, com o mesmo rigor e a alegria de sempre e que “percorrerá o mesmo percurso dos anos anteriores, com início na Rua Frei Luís de Sousa”.
Refira-se que estas festas se realizam numa simbiose perfeita entre a Comissão de Festas, a Paróquia e o Pároco, reverendo Monsenhor Manuel José Vilar, que é também o presidente da Assembleia Geral da Comissão de Festas e por isso tem uma forte componente religiosa.
O ponto alto das festas é a “Missa da Festa”, que se celebra no domingo dia 07, às 10h30 e que terá o seu epílogo com a solene procissão em honra de Santa Cristina, pelas 17h desse mesmo dia, que percorrerá os principais arruamentos do centro cívico.
Na sexta-feira, dia 05, a visita à cidade por parte da Comissão de Festas e Mordomia, acompanhada pela Banda de Música de Vila Nova de Anha e Grupo de Bombos da Areia – Darque.
À noite, destaque para o o espetáculo musical com o Conjunto “Top5” que certamente irá proporcionar momentos muito agradáveis não só à juventude, mas a todos. Pela noite dentro teremos DJ’s tão apreciados pela nossa juventude.
No sábado, dia 06, às 18h, haverá o “Desfile Meadela 2022”. Pelas 22h, terá lugar o 61.º Festival de Folclore da Meadela.
Pelas 24 horas, está marcada uma sessão de fogo de artifício, a cargo da Pirotecnia Minhota.
No domingo, dia 07, o dia principal das festas, especialmente dedicado a Santa Cristina, com destaque para a celebração da Eucaristia Solene, às 10h30, que será transmitida via Internet pela Viana TV e às 17h, a “Majestosa Procissão de Santa Cristina”.
À noite serão os “Concerto Musicais”; pela Banda de Música do Souto e Banda Musical dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo. Pelas 24h, acontecerá o festival pirotécnico.
Lembramos a exposição de cerâmica e acrílicos de Francisco Freitas e acrílicos de Irina Kuvchinova, ucraniana, que estará patente nos dias 05, 06 e 07 agosto, no Salão de Festas do Centro Paroquial, na rua de Santa Cristina e a exposição do Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela, na sede do Grupo no edifício da Junta de Freguesia, na Praça Diogo Vaz Alamão.
Porque as festas só fazem sentido se o povo nelas participar e viver momentos de alegria e sadio convívio, constituindo tantas vezes pretexto para o reencontro de famílias e amigos. Deixamos o convite à participação, vivendo momentos de alegria no reviver das tradições, usos e costumes, que são a identidade deste povo e desta terra que se chama Meadela, que o tempo não apaga e que importa preservar e legar às gerações vindouras, amando a nossa terra e como diz uma quadra: Ó Torrão abençoado, aldeia formosa e bela/Foi num momento inspirado, que Deus fez a Meadela.
Festa Felizes para todos.