Festas de Santa Cristina

A 63.ª edição das Festas da Meadela, que se realizaram nos dias 05, 06 e 07 de agosto, atingiram o brilho esperado e registaram uma forte afluência de público.

O tempo ameno permitiu o lançamento do fogo quer no sábado, quer no domingo.

Na sexta-feira, dia 05 de agosto pelas 10horas, teve início a “visita à cidade” da Comissão de Festas acompanhada de um elevado número de mordomas trajadas a rigor, com a Banda Musical de Vila Nova de Anha e os bombos da “Areia – Darque”. À noite, houve atuação do conjunto musical TOP 5, que encantou uma pequena multidão.

No sábado, dia 06 de agosto, o “Desfile Etnográfico/Cortejo 2022” constituiu um repositório das nossas tradições, estando privilegiadamente representadas as Romarias da Meadela, a tradicional ida à feira, a confeção dos trajes à Vianesa, as tocatas e o folclore com o desfile dos seis grupos que à noite participaram no Festival de Folclore, não tendo faltado os tradicionais cabeçudos e as jovens em alegoria e louvor à Meadela.

À noite, pelas 21h30, realizou-se o desfile dos Grupos Folclóricos a caminho do 61.º Festival de Folclore da Meadela, que teve início às 22horas, com abertura pela Ronda Típica da Meadela, a que se seguiram o Grupo Folclórico “Os Camponeses de Vila Nova” – Coimbra; o Grupo Folclórico da Universidade do Minho – Braga; Grupo Típico “O Cancioneiro de Águeda” – Águeda; Grupo Folclórico e Etnográfico de Castelo do Neiva – Viana do Castelo e Grupo organizador do festival, o Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela. Depois da uma monumental sessão de fogo de artifício, seguiu-se os tão desejados DJ’s, bem, ao gosto dos nossos jovens que se divertiram noite dentro.

No domingo, dia 07 de agosto, dia especialmente dedicado a Santa Cristina, às 10h30 celebração da “Missa Solene em honra da padroeira”, presidida pelo pároco Monsenhor Manuel José Vilar e concelebrada pelo padre Renato (a estudar em Roma) a quem coube fazer o sermão de Santa Cristina.

Pelas 17 horas, saiu a “Majestosa Procissão de Santa Cristina” cujos quadros Bíblicos privilegiaram a Jornada Mundial da Juventude que terá lugar em Lisboa em 2023 e que foi presenciada por muita gente ao longo de todo o percurso.

À noite, a partir das 22horas, teve lugar no Adro da Igreja Paroquial, o Concerto Musical, pela Banda Musical do Souto e Banda dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo. Seguiu-se o aguardado espectáculo de fogo de artifício, com fogo preso e do ar fogo do jardim, lançado do adro da Capelinha de Santo Amaro.

No dia 29 de julho realizou-se o 28º. Ciclo de Colóquios “Medela a Pensar a Comunidade, com o tema – “Envelhecer em Portugal que Respostas”. De 01 a 05 de agosto, aconteceu a “25.ª Semana da Cultura” que é uma organização da Ronda Típica da Meadela, em colaboração com a Comissão de Festas, e apresentou um variado programa musical, desde o fado, desgarrada, dança e outras manifestações culturais, que animaram o muito público que ali ocorreu nestas as noites que antecederam os dias maiores das festas.  

A terminar de registar a beleza e arte dos arranjos florais da igreja Paroquial que na simplicidade e bom gosto tão bem se enquadraram na beleza da talha da nossa Igreja Paroquial.

No próximo dia 04 de setembro, domingo, às 10h30, será celebração de uma Eucaristia de sufrágio por todos quantos passaram pela Comissão de Festas, seguida de romagem ao cemitério. A 09, pelas 21h30, haverá uma Assembleia-geral de avaliação e prestação de contas.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.