Festas em honra de São Martinho, Santo António e Senhora dos Emigrantes

Mais um ano que se realizam as tradicionais festas da freguesia, sempre com muito empenho por laboriosas comissões e com muito altruísmo, preservam a nossa identidade e comunidade para que Vila Fria, seja uma terra que dá gosto viver e conviver.
Parabéns à digníssima comissão pelo empenho e dedicação bairrista.

Quinta-feira, 01 de agosto
08h- alvorada com salva de morteiros seguida de música gravada; 21h – Eucaristia em Honra de Nossa Senhora de Fátima, seguida de procissão de velas com sermão na Capela de Nossa Senhora do Socorro, no lugar da Cavagem.

Sexta-feira, 02
08h – alvorada com salva de morteiros seguida de música gravada; 22h – primeiro espetáculo musical abrilhantado pela BANDA 8G; 23h30 – PARA TUDO: Chegou a hora de rir com o humorista MIGUEL 7 ESTACAS; 00h15 – sessão de fogo de artifício (Pirotecnia Viana & Filhos, Lda.), de Antas, Esposende; 00h20 – continuação da atuação BANDA 8G. 02h- DJ.

Sábado, 03
08h – alvorada com salva de morteiros seguida de música gravada; 15h – entrada do Grupo de Bombos OS AMIGOS DE VILA FRIA; 16h – levantamento dos andores floridos nos diversos lugares da Freguesia; 17h30 – chegada dos andores à igreja, seguindo-se missa e sermão em honra de Santo António; 19h30 – junto ao Bar, porco no espeto e Caldo Verde; 21h – festival Folclórico com a participação dos Grupos: RANCHO DE CASTELÕES – TONDELA; CENTRO SÓCIO CULTURAL RECREATIVO FOLCLÓRICO DA CHARNECA – POMBAL e GRUPO DE DANÇAS E CANTARES DE VILA FRIA. 23h – a festa continua com a famosa artista MARIA LISBOA; 00h30 – sessão de fogo de artifício; 01h – DJ RICARDO RODRIGUES.

Domingo, 04
07h – alvorada com salva de morteiros seguida de música gravada; 08h – Eucaristia Dominical; 10h – Eucaristia solene com Sermão em Honra de Sã Martinho; 14h30 – entrada da Banda de Música FILARMÓNICA DE VILA NOVA DE ANHA; 15 h – levantamento dos segredos pelos diversos lugares da Freguesia acompanhados pelos Juízes e Mordomas; 15h30 – entrada da FANFARRA DE VILAR DE ANDORINHA; 16h – Majestosa Procissão com os afamados andores floridos; 18h – início do leilão dos tradicionais segredos; 19h – despedida da Banda de Música; 22h – mais uma grande noite animada pela ORQUESTA FLASH SHOW. 00h – sessão de fogo de artifício. 00h30 – continuação da festa com a ORQUESTA FLASH SHOW. 02h – DJ RAFAEL BARROS.

Segunda-feira, dia 05 de agosto
08h – alvorada com salva de morteiros seguida de música gravada; 10h – Eucaristia e sermão em honra de Senhora dos Emigrantes. 11h – romagem ao cemitério onde será depositada uma coroa de flores em homenagem aos que já partiram; 19h30 – Procissão com os afamados andores floridos acompanhada pela FANFARRA DOS ESCUTEIROS DE ALVARÃES; 20h – convívio com sardinhas e caldo verde. 21h- apresentação das escolas de dança: TREINO ESPECIFICO e ACADEMIA ROYAL DANCE.
21h30 – atuação do grupo AMIGOS DA CONCERTINA DE VILA FRIA; 22h30 – segue a festa com SERGIO ROSSI e sua banda; 00h – Sorteio das rifas.00h15 – sessão de fogo de artifício. 00h30 – DJ PEDRO PEREIRA

Domingo, 25 de agosto
10h – descer da Bandeira.

Peregrinação a Santa Luzia
Realizou-se a peregrinação anual a Santa Luzia, e Vila Fria como vem sendo habitual, participa com muito povo, com as confrarias, catequese, grupo coral, comissões de festas o que torna o desfile verdadeiramente encantador. Para além do ato de fé é verdadeiramente magnifico ver a presença de muitos estardes.

Este ano, as bandeiras foram transportadas desde a nossa igreja até à igreja da Senhora da Agonia e do templo até Vila Fria onde estão habitualmente, por Amadeu Sousa, do lugar de Sabariz.

Muitos jovens integraram a peregrinação, assim como o padre Gaudêncio Gigante que integrou desde o inicio até ao templo, manifestando a sua alegria pela participação do povo da freguesia.

Parabéns a Amadeu Sousa, pela dedicação e pela colaboração.

Convívio no Monte Ola
O lugar do Monte da Ola, o mais povoado da freguesia, no início do século XX, era um lugar muito agreste. Aí situava-se uma pedreira, destinada à construção de edifícios e paredes de vedação. Na época as casas eram construídas em granito, mais tarde com o aparecimento do tijolo, passaram a construir o primeiro lugar com este material.

O espaço da antiga pedreira, foi urbanizado dando origem a um loteamento informal, ainda hoje em processo de legalização, onde foram construídas muitas habitações.
Era um lugar muito pobre, mas mercê ao início dos estaleiros Navais de Viana do Castelo, para onde foram trabalhar muitos moradores e posteriormente nos anos 60 a emigração para França, tornaram o lugar muito próspero, com belas construções e com um bom nível de vida.

Atualmente, sofre como em todo o país da demografia muito deficiente, mas este lugar sempre foi muito homogéneo.

Todos os anos, pela altura do São João, realizam um convívio. Para o efeito Orlando Caldas, durante o ano, angaria fundos para que a festa se realize. Assim mensalmente cada casa cotiza-se para a realização da festa, que consiste entre outros, com porco no espeto, sardinha assada e broa.

Este ano o evento juntou cerca de 300 pessoas.
Este bairrismo dos habitantes do Monte Ola mantém-se e oxalá perdure no tempo para que Vila Fria se mantenha unida e prospera.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.