Festival de Arroz Doce cada vez mais doce

No último sábado de fevereiro e último dia do mês, a nossa Junta de Freguesia realizou mais um Festival do Arroz Doce de Carreço no salão da Sociedade, desta feita na sua V edição. Para além da grande participação de pessoas, a alegria e a boa disposição das mesmas foram elementos constantes, com uma particularidade contagiante a todos durante todo o festival.

Bem cedo, muito antes da hora aprazada para o início do evento, já se podiam ver pessoas a afluírem à Sociedade de Carreço para participarem neste festival que é bem do agrado dos carrecenses.

Do mesmo modo, os concorrentes às diversas modalidades de arroz doce foram convergindo ao local, notando-se desde logo um aumento de concorrentes.

Outra nota digna de registo foi a participação de jovens e crianças no concurso, é certo que, muitos não foram eles os autores dos exemplares a concurso, mas, o simples facto das avozinhas ou das mamãs os colocarem na posição de concorrentes é salutar e é didático na perspetiva da salvaguarda daquilo que é nosso, no caso presente do nosso famoso arroz doce de Carreço.

O júri, para avaliar os trabalhos submetidos a concurso, não teve tarefa fácil. Era vê-los a darem voltas e mais voltas aos maxilares para degustarem tanto arroz doce, mas, a pontuação foi atribuída e por fim terminada a avaliação o resultado foi o seguinte:
Na modalidade de “Arroz doce sem ovos” ficou em primeiro lugar a D.ª Andeta Amorim, uma carrecense septuagenária, a qual com a sua participação muito veio valorizar não só a V Edição do Festival de Arroz Doce de Carreço, mas, muito mais valorizou o tradicional Arroz Doce de Carreço, note-se, o arroz doce sem ovos. Em segundo lugar ficou a D.ª Luzia Quesado e em terceiro a jovem Filipa Barreiros.

Na modalidade “Arroz Doce com ovos” o primeiro lugar foi para a D.ª Manuela Maciel, o segundo para a jovem Bruna Ramos e o terceiro para a D.ª Rosa Pinho. Por último, na modalidade “Arroz Doce Alternativo” ficou, em primeiro lugar, a D.ª Ermita Reis, em segundo Simão Enes e em terceiro, a D.ª Rosa Pinho.

Os prémios, apenas eram diferenciados no tamanho, representavam o coração de Viana, note-se, prémios de baixo valor comercial apesar da arte expressa nos mesmos, os quais foram entregues aos vencedores pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Arq. Luís Nobre que desfrutou de todo o evento e pelo presidente da Junta de Carreço, João Pinho.

Como sempre não faltaram comes, bebes e petiscos, estiveram a cargo das tasquinhas das várias associações da nossa aldeia que como sempre não deixaram “créditos por mãos alheias”.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.