O Grupo Folclórico e Etnográfico de Castelo do Neiva escolheu a igreja Paroquial como cenário do Jangada 2018, revelando-se esta uma boa escolha pela envolvente do espaço e ainda porque é esta igreja um importante marco de referência nos Caminhos de Santiago, principalmente no Caminho Português da Costa, por ser a primeira igreja dedicada a Santiago, em território português.
O evento teve início pelas 15h30, com a receção aos grupos participantes, seguindo-se o lançamento da Jangada ao mar e a cerimónia da entrega de lembranças. À noite teve lugar o Festival de Folclore, no palco montado no adro da igreja, com os seguintes grupos: Grupo Folclórico e Etnográfico de Castelo do Neiva; Rancho Regional de Fradelos; Rancho Folclórico Os Camponeses de Malpique e Rancho Folclórico de Paranhos da Beira.
O Grupo Folclórico e Etnográfico de Castelo do Neiva deu a abertura do Festival com um momento de dança em que se misturou o folclore com a dança moderna, sob o título Mudam-se os tempos, Mudam-se as vontades, que foi muito aplaudido.
Houve bastante adesão por parte da comunidade ao festival, que não ficou defraudada nas expectativas, pois foi um espetáculo excelente.
Uma das portas laterais da igreja paroquial esteve aberta durante o decorrer do evento, para que os ranchos visitantes pudessem ficar a conhecê-la, dada a sua importância nos Caminhos de Santiago. O bar da igreja esteve aberto e o consumo revertia para o Grupo organizador do festival.