A partir de 10 de agosto, trabalhos fotográficos de Agnès Varda, aclamada cineasta e fotógrafa, e de outros ícones de renome internacional, estarão no Fórum Cultural das Neves, no concelho de Viana do Castelo, lado a lado com retratos das paisagens e das gentes do Neiva, da autoria de filhos da terra.
A inauguração oficial, agendada para as 18h00, vai contar com a presença de José Cesário, secretário de Estado das Comunidades, Luís Ferraz, diretor-geral dos Assuntos Consulares, Paulo Pisco, eurodeputado, Miguel Costa, Adido para a área Social do Consulado de Portugal em Paris, e Edouard Bierry, responsável de Comunicação do Ministério da Cultura Francês.
A exposição “Filhos do Neiva, Encontros Fotográficos das Neves” nasce com o propósito de homenagear Diamantino Quintas, artesão revelador analógico, natural da freguesia de Vila de Punhe. Em França desde os 18 anos, a sua mestria tornou-o reconhecido internacionalmente e conquistou a confiança de grandes nomes da fotografia, como Agnès Varda, Gilles Caron, James Barnor e Yan Morvan. Obras destes e de outros 25 reputados fotógrafos que trabalharam com Diamantino poderão ser apreciadas nesta exposição reunida pelo próprio.
Para além destas obras e de uma impressão em grande formato de uma imagem do Neiva do final dos anos 1970, da autoria de Diamantino Quintas, a exposição conta ainda com fotografias de Jaime Pereira, Carlos Novo e Domingos Jaques, captadas ao longo de vários anos. Através das lentes destes três fotógrafos naturais do Vale do Neiva, podem ser apreciadas tanto as vibrantes festas pagãs e religiosas da região, como a beleza das suas paisagens. Coordenam este projeto Domingos Jaques e Rogério Barreto, com assistência de Aida Augusto e Josefina Fernanda Bouças, todos eles filhos do Neiva.