Filme “Sombras Brancas” vai ser apresentado em Ponte de Lima com interpretação de ator limiano

A próxima sessão especial do filme “Sombras Brancas” será em Ponte de Lima, no dia 27 de maio, às 21h30, no Teatro Diogo Bernardes, que conta com a interpretação do ator limiano Rafael Gomes. A sessão será seguida de uma conversa com o realizador Fernando Vendrell e o ator limiano, que no filme interpreta o jovem José Cardoso Pires, o “Zé”.

“Sombras Brancas”, de Fernando Vendrell

Um escritor que não escreve. Aos 71 anos, José Cardoso Pires sofre um acidente vascular cerebral, perdendo a capacidade de se relacionar com o mundo. Apesar de ser escritor, não reconhece as palavras e não consegue sequer articulá-las com nexo. Rodeado de vultos translúcidos com quem não é capaz de se comunicar, contempla, apático, a consternação de familiares e amigos. A seu lado, permanece a sua mulher, Edite. Acompanhando-o na sua vida concreta, estendendo a mão como que para o escoltar através do labirinto da sua própria mente. Lugares, situações e personagens fundem-se numa mistura entre a vida real, a ficção e a sua memória, num mundo luminoso e quase sem sombras. No hemisfério direito do seu cérebro, como que vindo do “lobo da imaginação”, surgem personagens surreais e fantásticas que enviam sinais misteriosos para que Cardoso Pires se volte a encontrar. Do outro lado, no hemisfério esquerdo, encontra-se o “lobo da realidade” onde, esperançados que ele se reconheça novamente, os familiares, médicos, pessoal hospitalar e doentes, procuram com perseverança trazê-lo para a realidade. Todos parecem desafiar o famoso autor a escrever um novo livro que narre esta sua aventura contando uma “última história”, a mais definitiva de toda a sua carreira, a da sua involuntária viagem pelo território das sombras brancas. Este livro existe e intitula-se “De Profundis, Valsa Lenta” de José Cardoso Pires. Ao regressar ao mundo dos cérebros vivos, após dobrar o meridiano da morte, o escritor afirmou: “Isto de alguém se recomeçar assim depois de nulo, é algo que deslumbra e ultrapassa”.

Bilhetes à venda na bilheteira física do Teatro Diogo Bernardes (18 de maio às 9h30) ou na bilheteira eletrónica em: https://teatrodiogobernardes.bol.pt (18 de maio às 14h00).

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.