A vianense Filomena Eugénia de Sousa Costa Freitas acaba de ser convidada por Diamantino Bártolo, presidente do Núcleo Académico de Letras e Artes Luso-Brasileiras, para se candidatar a esta instituição.
O concurso decorre no Brasil e o júri, internacional, é presidido por Isabelle Valladares de Mattos, presidente da Literarte – Associação Internacional e Escritores e Artistas do Brasil. Filomena Freitas concorreu com quatro textos em prosa poética e ganhou a candidatura, sendo, portanto, já membro da referida Academia.
Ela e os seus textos, referiu-nos, serão apresentados, em Nova York, em novembro, o mesmo sucedendo, no Rio de Janeiro, em dezembro.Nessas cerimónias ser-lhe-ão entregues os respetivos diplomas, bem como os livros contendo os seus textos identificados. Entretanto, acaba de enviar outra candidatura, desta vez para Buenos Aires, cujo resultado será anunciado no início do próximo ano.
“Espero, com este exemplo, mostrar que possuímos todos recursos escondidos para continuarmos ativos e participantes da vida, apesar de todas as adversidades”, refere-nos, a este propósito.