Focus Group discutiu Coesão Territorial

Nas últimas semanas, Viana do Castelo realizou vários “focus group”, por via digital, que estão a reunir ideias, contributos e sugestões para a definição da Agenda da Inovação Viana 2030.

Num dos encontros, o objetivo foi o trabalho nas freguesias. O vereador Luís Nobre defendeu a ideia que a coesão territorial tem de passar por aproveitar os pontos fortes de cada território para um desenvolvimento sustentável; gerir a tendência de concentração da população nas cidades, evitando desertificação de uns territórios e excessos noutros; estabelecer um contacto mais estreito entre os territórios, garantindo às pessoas serviços, equipamentos e condições de vida dignas e com qualidade; e desenvolver a cooperação entre territórios, no sentido partilhar dados, informações e mesmo serviços, equipamentos e estruturas.

De lembrar que o objetivo dos focus group é a auscultação de diversos agentes do concelho de forma que o documento final reflita a visão dos munícipes, das entidades, das empresas e das instituições do concelho sobre o futuro coletivo do concelho.

A Agenda para a Inovação visa dar coerência e interligar grandes investimentos que estão assegurados e ainda identificar e projetar novos investimentos, no Quadro de Inovação e Desenvolvimento Sustentado. O documento deverá refletir a visão dos munícipes, das escolas, das empresas e das instituições do concelho sobre o futuro coletivo do concelho.

O documento será apresentado em conclusão num fórum final, antes de ser validado pela Câmara Municipal e Assembleia Municipal.

Item adicionado ao carrinho.
1 item - 80.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.