Decorre de 17 a 22 de julho o XXII Festival de Folclore Internacional do Alto Minho. São perto de 200 dançarinos de grupos vindos de seis países convidados, da Europa, de África e da América do Sul, para além dos grupos anfitriões de Viana do Castelo.
Tendo como sede a Praça da República, o evento vai contar com diversas galas em locais variados, desfiles e atuações pelas ruas da cidade. Aproveita-se uma altura em que grupos estrangeiros se deslocam para participar em festivais, conseguindo-se, deste modo, ganhar sinergias e uma maior facilidade em conseguir a sua participação.
Este ano, o Grupo Cultural Netos de Bandim, da Guiné; o Estúdio de Danza y Arte Expresiones Bolívia de Gustavo Fernandez García, da Bolívia; Ballet Folklórico Tierra Colombiana, da Colômbia; Folk Song and Dance Ensemble “WROCŁAW”, da Polónia; Centro de Folklore de la Universidad Peruana Cayetano Heredia, do Perú; e Folk Group “Triskelion” of Roccalumera, de Itália são os grupos participantes.
A iniciativa resulta de uma colaboração entre a Viana Festas e uma Comissão Executiva
que integra grupos folclóricos do concelho, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e o do CIOFF (Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais).
Os grupos que integram a organização e fazem o acolhimento – este ano será mais centralizado em escolas do centro da cidade – são a Ronda Típica de Carreço, ‘Renascer’ da Areosa, grupos folclóricos de Viana do Castelo, de V. N. Anha e do CDCC de Outeiro.
São, também, como sucedeu na edição do ano passado, convidados mais dois grupos do concelho, desta vez de Geraz do Lima e um outro cujo nome não foi revelado por, na altura, não estar confirmado.
O cartaz, novamente da autoria de Elvino Oliveira, designer e dirigente do Grupo
Folclórico de Viana do Castelo, foi apresentado há dias à comunicação social, assim como o programa, com a presença de vereadora da Cultura, Maria José Guerreiro; da coordenadora da comissão executiva, Maria José Xavier, e de representantes dos outros grupos que integram esta.
PROGRAMA
O evento inicia-se próximo dia 17, terça-feira, às 15h00. Os grupos participantes vão atuar e desfilar pelas ruas da cidade, acontecendo a receção oficial na Porta Mexia Galvão, pelas 17h30, seguida de um jantar convívio.
No dia 18, os grupos vão atuar em instituições de solidariedade social vianense e, à noite, pelas22h00, a gala de abertura reúne todos os grupos na Praça da República. A 19 de julho a Gala da União acontece na praça rainha da cidade, pelas 22h00, com os grupos da Guiné, Polónia e Bolívia, para além de grupos vianenses.
A 20 de julho, sexta-feira, a Gala da Família terá lugar no Centro Cultural de Viana
do Castelo, pelas 15h00, e nessa noite, às 22h00, acontece a Gala no Santoinho, reunindo
todos os grupos participantes no festival internacional.
A 21, sábado, será promovida a Viana Sensorial, uma experiência para estimular
os cinco sentidos numa mesma cidade, com exibições de dança, mostra de produtos
gastronómicos pelos grupos internacionais e exposição de um traje de cada grupo visitante
nos Antigos Paços do Concelho. Nessa noite, a Praça da República será o palco da Gala da Fraternidade, pelas 22h00, reunindo dançarinos de Portugal, Perú, Bolívia e Colómbia.
No domingo, 22, todos os grupos participam numa missa que acontece em Santa Luzia, seguida de um piquenique de convívio. Os grupos voltam a desfilar e a atuar nas ruas da idade nessa tarde, pelas 17h30. A Gala de Encerramento contará com todos os grupos, na Praça da República, pelas 22h00.