Fomos aos “luarezes” cumprir, uma vez mais, a tradição

A Direção da Sociedade de Instrução e Recreio de Carreço realizou na noite do passado dia 24, conforme estava programada, a ida aos “luarezes”, uma tradição muito querida dos carrecenses.

O termo “luarezes”, é o mesmo que lamparões (como se diz em Carreço) ou lapas, isto é, um molusco gastrópode, de concha univalve, utilizado na alimentação que aparece preso aos rochedos do nosso litoral chamado lapa, quando é grande é denominado lamparão, mas, quando ainda maiores e apanhados ao luar de lua cheia, como o de quarta-feira passada, então são chamados “luarezes”.

Como habitualmente fomos até ao lumiar para cumprir o ritual da apanha dos “luarezes”, após cumprido o mesmo regressamos novamente à sede da Sociedade de Carreço para aí ter lugar o convívio gastronómico.

Foram servidos os “luarezes” com batata cozida à moda de Carreço e molho verde. O complemento do repasto foi uma boa feijoada e a sobremesa foi leite creme.

Os participantes gostaram de, mais uma vez, conviverem num evento que além disso é a prova evidente de que estamos com estas manifestações a salvar aquilo que nos identifica, que é nosso, é parte integrante da nossa cultura. Para o ano voltamos.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.