Fomos todos apanhados de surpresa!

Uma forte e inesperada tempestade abateu-se sobre nós! Sentimo-nos desorientados, angustiados, temerosos, com a possibilidade de contrairmos o SARS cov-2. Ficamos obrigados ao distanciamento social, ao afastamento dos nossos postos de trabalho, ao confinamento nos nossos lares. Tudo era angústia e incerteza! Mas a força da união que rapidamente se estabeleceu entre todos os que estamos no mesmo barco, remando contra o medo que nos imobiliza, fortaleceu-nos. A partilha de conselhos e instruções de médicos e especialistas, apelando ao nosso dever cívico, no sentido seguir as recomendações de forma a evitarmos cair nas ventosas do mortífero vírus, tornou-nos mais confiantes e otimistas.

A generosidade de todos aqueles que contribuíram com bens e serviços para ajudar os mais desfavorecidos economicamente ou os mais frágeis e desprotegidos; a solidariedade nas palavras e atos; a enorme onda de gratidão que se gerou para com todos aqueles que continuam a trabalhar para nos proteger, arriscando a própria vida e a dos seus; a cultura através da arte, da beleza, da música, transmitida de todos para todos, nesta era digital que soubemos com bom senso aproveitar, e até o anedotário que o malfadado vírus gerou, nos ajudou a aligeirar pelo riso as nossas sisudas quarentenas.

Este vírus mudou-nos as rotinas, impedindo até a presença dos católicos praticantes nos atos litúrgicos, mas este vírus não nos infetou a alma! A comunidade de Cardielos, em peso e em comunhão com o seu Pároco, continuou diariamente a rezar o terço e a entoar belos cânticos de Paz e de Louvor a Deus e à Virgem Maria, através do Facebook. E, assim, vamos continuar juntos, graças à Fé e perseverança do nosso padre Tiago, incansável pastor junto das suas ovelhas em momentos de provação, alimentando-as espiritualmente.

Foi também o primeiro, com o seu exemplo, a incentivar à dádiva, abdicando dos folares, que nesta altura eventualmente receberia, em prol do Lar de Cardielos, que dada a crise que atravessamos, vê as suas despesas acrescidas, tendo pedido aos paroquianos que, de forma anónima, entregassem àquela instituição aqueles eventuais donativos. Também incentivou a que todos contribuíssemos, através das instituições religiosas da freguesia, para ajudar na compra de um ventilador para o Hospital de Viana, angariando assim 6.000€, incluindo o seu generoso contributo individual, sem contar com as comparticipações que cada um pode fazer diretamente aquela Unidade hospitalar.

SEMANA SANTA
Na nossa freguesia a Semana Santa foi vivida com religioso fervor! No Domingo de Ramos foi-nos sugerido pelo padre Tiago que colocássemos uma Cruz na entrada das nossas casas assinalando que Cristo estava presente nos nossos corações. Venerámo-Lo durante toda a semana assistindo à Via Sacra, conduzida pelo nosso Pároco, através do Facebook. Na quinta feira Santa iniciaram se as cerimónias do Tríduo Pascal transmitidas também pelo Facebook, a partir da Sé Catedral de Viana, presididas pelo Senhor Bispo D. Anacleto. O nosso Bispo, nas suas homilias cheias de ensinamentos e espiritualidade não deixava, contudo, de alertar para a preservação da nossa saúde, apelando para que seguíssemos rigorosamente as instruções dadas pela DGS.

No domingo, os sinos da nossa igreja repicaram na freguesia, juntando-se à nossa alegria na Ressurreição de Cristo! Ao final do dia, através do Facebook, o Padre Tiago deu a bênção aos seus paroquianos, a partir da igreja paroquial, com presença do Mordomo José Manuel Caçador, da sua esposa Alcinda e da sua filha Bárbara.

Se Deus quiser, vencido o demoníaco vírus, o Compasso Pascal, no próximo ano, entrará com alegria, nas nossas casas!

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.