Fórum Cultural das Neves deve abrir este ano

O executivo municipal aprovou a requalificação do Fórum Cultural das Neves, num investimento de cerca de 286 mil euros. O espaço vai obrigar a criar uma entidade municipal para a promoção do Vale do Neiva nos domínios ambiental, etnográfico, cultural e científico da região.

“Este vai ser um espaço de valorização do património da região. Terá duas áreas de intervenção, um espaço de exposições temporárias. Será um serviço municipal ao serviço do Vale do Neiva”, explicava o autarca vianense. José Maria Costa expressava que “vamos constituir um Conselho do Fórum que vai incluir as juntas e depois vamos integrar o movimento associativo”.

O objetivo do espaço, que ficará no Largo das Neves, e envolve as freguesias, Vila de Punhe, Mujães e Barroselas, todas na margem esquerda do rio Lima, é “ter uma programação dedicada ao Vale do Neiva”.

O novo espaço incluirá áreas expositivas que irão promover os valores identitários do Vale do Neiva, terá um espaço para formação, discussão e promoção de eventos culturais com uma sala/auditório e terá ainda uma biblioteca dedicada ao Vale do Neiva.

O Conselho Consultivo irá definir a programação do Fórum, a constituição de bolsas de estudo para projetos e iniciativas de aprofundamento e conhecimento da região, bem como o apoio a projetos e iniciativas culturais do Vale do Neiva.

Este fórum terá ainda um espaço memória que recordará, entre outras personalidades que marcaram a região, nomes como Leandro Quintas Neves ou Amadeu Torres (Castro Gil).

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.