Hoje, às 18h, acontece o 2.º fórum da Agenda para a Inovação VIANA 2030. O Auditório de Santiago da Barra é o local escolhido para debater os “fundos europeus e a recuperação económica”.
O eurodeputado José Manuel Fernandes será um dos oradores.
Tendo por base uma metodologia participativa, Viana do Castelo começou a preparar a Agenda para a Inovação 2030, que deverá estar concluída dentro de poucos meses. O objetivo da Agenda para a Inovação é dar coerência e interligar grandes investimentos que estão assegurados e ainda identificar e projetar novos investimentos, no Quadro de Inovação e Desenvolvimento Sustentado.
Será elaborado um documento abrangente e aberto à participação de todos, entre técnicos, especialistas, cidadãos e instituições. “Queremos que a Agenda 2030 seja um mecanismo de democracia participativa, onde todos os vianenses participem na construção de um futuro comum”, reforçou o autarca vianense.
A Agenda deverá refletir a visão das escolas, das empresas e das instituições do concelho sobre o nosso futuro coletivo. O documento será criado tendo por base uma metodologia participativa, que incluirá um inquérito em formato infomail/ RSF, que será enviado a todas as habitações no mês de setembro, convidando os vianenses a darem a sua opinião e remetê-la ao Grupo de Trabalho. Será lançada, neste mês de agosto, uma plataforma online com informação e inquérito online, com a possibilidade de envio de documentos de interesse para a Agenda.
Será ainda promovido um estudo de opinião sobre avaliação e expectativas dos vianenses; realizando-se também reuniões de brainstorming e focus group após recolha dos inquéritos. O Conselho de Desenvolvimento Estratégico de Viana do Castelo irá também pronunciar-se com um documento, que será apresentado em conclusão num fórum final, antes de ser validado pela Câmara Municipal e Assembleia Municipal.