Frei João d’Ascensão de Neiva recordado “como testemunho de vida”

O ano de 2021 assinala os 160 anos do legado de Frei João d’Ascensão, considerado um homem santo, natural de São Romão de Neiva, Viana do Castelo, que, nos últimos anos, viveu da caridade e serviu os pobres de Braga. Dedicou-se, neste último período, mais intensamente à prática das obras de misericórdia e à vida de oração.

Frei João d’Ascensão de Neiva, lembrado como “Fradinho do Carmo”, nasceu a 26 de outubro de 1787, na freguesia de São Romão de Neiva, concelho de Viana do Castelo.
O religioso, da Ordem dos Carmelitas, dedicou a sua vida aos outros e assumiu sempre uma postura humilde e de devoção. Acabou por, nos últimos anos de vida, refugiar-se na cidade de Braga, onde acabou por falecer, em março 1861, aos 74 anos de idade.

Para o Administrador Diocesano de Viana do Castelo, monsenhor Sebastião Pires Ferreira, o exemplo de Frei João, natural de São Romão de Neiva, concretiza-se numa “vida dedicada inteiramente à oração e contemplação”.

O Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, por ocasião dos 160 anos da morte de Frei João d’Ascensão, “dá graças a Deus pela vida fiel do venerável Carmelita Descalço, pelo exemplo de fidelidade à Igreja e de dedicação e solicitude dos mais pobres”, esperando que “o testemunho da sua vida seja conhecido e imitado”.

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, reconhece “o privilégio de Viana do Castelo ter homens bons, homens que se distinguem entre os demais, como foi Frei João d’ Ascensão. É recordado como um homem íntegro, um homem humilde que apoiava os necessitados e que entregava o seu coração às mais nobres causas”.

Por ocasião dos 160 anos da morte de Frei João d’Ascensão estão previstas algumas iniciativas com intuito de ressurgir a memória e manter viva a presença de um carmelita descalço de culto popular neste território.

“Recordar os 160 anos da morte Frei João d’Ascensão dá-nos ainda mais certeza que Viana tem um património inesgotável, deixando-nos, com certeza, muito satisfeitos”, explica a vereadora do Património e Equipamentos Culturais da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Carlota Borges.

Vida retratada em livro

O livro biográfico, que está já em fase avançada e que em breve será apresentado, nasce a propósito das comemorações do aniversário dos 160 anos da morte de Frei João d’Ascensão.

A obra, da autoria de Frei João Costa, pretende lembrar um “santo que estava esquecido”, sendo esta data “uma feliz oportunidade para resgatar a memória da sua vida santa”, explica o autor, também Carmelita Descalço.
M.C.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.