Fronteiras de Monção, Melgaço e Vila Nova de Cerveira reabrem na segunda-feira

Segunda-feira, dia 15 de junho, as fronteiras de Monção, Melgaço e Vila Nova de Cerveira vão reabrir nos dias úteis das 7h às 21h.

Em comunicado enviado para a Lusa, o MAI lembra que Portugal e Espanha vão manter até 30 de junho o controlo de pessoas nas fronteiras entre os dois países, no âmbito das medidas de combate à pandemia da doença Covid-19.

A decisão de manter a reposição de controlo nas fronteiras, a título excecional e temporário, foi concertada entre os governos dos dois países e resulta da avaliação da situação epidemiológica na União Europeia, atendendo igualmente às medidas propostas pela Comissão Europeia.

O acordo mantém suspensos todos os voos com origem ou destino para Espanha, com exceção das aeronaves do Estado, das Forças Armadas, das que integram o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais, bem como voos para transporte de carga e correio, voos de caráter humanitário ou de emergência médica.

Passa a ser autorizada a entrada de passageiros oriundos de países europeus não pertencentes ao Espaço Schengen, exceto quando em trânsito para outros países onde não têm liberdade de circulação, acrescenta o MAI.

Mantém-se igualmente suspensa a circulação ferroviária, exceto para o transporte de mercadorias, e o transporte fluvial entre os dois países. Passa, no entanto, a ser possível a atracagem de embarcações de recreio e o desembarque de pessoas.

Os pontos de passagem são em Melgaço, no Lugar do Peso, na Estrada Nacional 202; em Monção, na Avenida da Galiza, na Estrada Nacional 101 e em Vila Nova de Cerveira, ao km 104, na Estrada Nacional 13.

Esta reabertura surge na sequência das duas manifestações realizadas há dias em Vila Nova de Cerveira e Monção pelos 12 autarcas das duas margens do rio Minho. Para hoje, dia 12 estava agendada nova concentração na ponte internacional de Melgaço e Arbo, entretanto cancelada pelos autarcas verem satisfeita a reivindicação de reabertura controlada da fronteira.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.