A 20 de fevereiro, o Centro Cultural recebe a Gala Ativar IPVC para premiar empresas, instituições e personalidades do setor empresarial do Alto Minho. A iniciativa é do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e da Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL).
“É uma ocasião destas duas instituições se reunirem, confraternizarem e criarem laços de cumplicidades, redes e empatias”, explicava o presidente do IPVC. Carlos Rodrigues manifestava que a iniciativa vai reconhecer as empresas que se destacaram “em alguns setores das suas atividades”.
O IPVC vai atribuir quatro prémios na área da inovação: produto; processo; marketing e organizacional. Por outro lado, a Ceval fará reconhecimento de seis empresas: internacionalização; instituição de mérito regional; empreendedorismo; evento do ano; associativismo; e por fim prémio carreira.
O vice-presidente da Ceval falava da importância da ligação do tecido empresarial às instituições de ensino superior. “É fundamental que haja, cada vez mais, esta ligação entre o mundo científico e o mundo empresarial”, referia Francisco Araújo.
No total, a gala contará com a participação de 300 pessoas dos 10 concelhos do Alto Minho. Segundo o vice-presidente da Ceval o objetivo “é melhorar práticas e dar a conhecer boas práticas na área da inovação, gestão e empreendedorismo” e também “reforçar o desenvolvimento e a inovação das empresas da região”.
“O que queremos é que esta região se torne cada vez mais competitiva e que as empresas, empresários e colaboradores tenham uma maior competência, fazendo com que esta região evolua. Acho que este é um objetivo comum à Ceval e ao IPVC”, reforçava Francisco Araújo.
Plataforma lançada na Gala
O IPVC vai aproveitar a gala para lançar uma nova plataforma digital. O presidente do Instituto explicou que esta será “um instrumento onde vai estar explícito toda a atividade que o IPVC faz ao nível de investigação, desenvolvimento, e transferência de conhecimento. E todas as competências”.