O presidente da Junta da Galiza, Alberto Núñez Feijóo, anunciou, ontem, o fim do confinamento e do recolher obrigatório naquela região autónoma já no domingo, dia 09 de maio. Nesse dia acaba também o Estado de Emergência espanhol.
Em conferência de imprensa, Alberto Núñez Feijóo explicou que “a partir do dia 09, qualquer pessoa de qualquer lugar pode vir à Galiza, sendo de Portugal ou de qualquer outra comunidade”.
No encontro com os jornalistas, o governante esclareceu que “os municípios que se encontrem em risco máximo de transmissão da doença causada pelo SARS-CoV-2 permanecem-se em confinamento municipal e com recolher obrigatório a partir das 23h”.
A Junta da Galiza vai solicitar junto do Tribunal Superior de Justiça da Galiza uma autorização judicial que mediante aprovação será aplicada automaticamente a todos concelho que se encontrem em risco máximo ou seja, com incidências cumulativas de mais de 500 casos por 100.000 habitantes (14 dias) e 250 casos por 100.000 habitantes (7 dias).