Até ao próximo dia 20, a GNR, em todo o país, realiza um conjunto de ações de sensibilização dirigidas aos diversos intervenientes no ambiente escolar, desde professores, alunos e encarregados de educação, nos estabelecimentos escolares na sua área de responsabilidade, com o objetivo de transmitir conselhos de segurança e contribuir para que o ano letivo se inicie com tranquilidade.
Neste período, as Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPC) e os militares dos Postos Territoriais, irão promover ações de sensibilização no âmbito da segurança na rua, em casa e ainda segurança rodoviária, uma vez que o fluxo de trânsito aumenta devido ao transporte dos alunos para a escola, sendo importante alertar os condutores para a utilização dos cintos de segurança e dos sistemas de retenção para crianças.
Além da transmissão de conselhos de segurança aos encarregados de educação, a GNR irá ainda divulgar o Programa Escola Segura e dar a conhecer os militares responsáveis pelo programa na respetiva escola, com a distribuição do número de contacto das SPC.
A GNR tem à sua responsabilidade cerca de cinco mil estabelecimentos de ensino, onde os militares irão promover estas ações e transmitir alguns conselhos de segurança.
RECOMENDAÇÕES
Assim, aos jovens estudantes, aconselha-se que, no deslocamento de e para a escola circulem sempre que possível acompanhados ou em grupo e evitem passar em locais isolados ou com pouca luz; nem sempre o caminho mais perto é o caminho mais seguro; memorizem no telemóvel o número do Posto da GNR local, num dos números de marcação rápida; esperem pelos teus pais, por algum familiar ou amigo, dentro da escola.
Na internet, escolham bem os conteúdos que publicas. Palavras-passe: não as deixem acessíveis, não as mostrem a amigos, alterem-as e usem diferentes para vários serviços; ao sentirem-se ameaçados na internet, peçam ajuda a outra pessoa; qualquer pessoa pode estar online; não acreditem em tudo o que te dizem ou mostram; não se isolem; se acontecer algo perturbador online, denunciem; sempre que tiverem um problema, informem os pais ou encarregados de educação ou peçam ajuda a um professor ou a um auxiliar da escola.
Aos pais: acompanhem o desenvolvimento escolar do seu filho e as suas rotinas; ensinem o seu filho a colocar o número do Posto da GNR local, num número de marcação rápida; sempre que tiverem conhecimento ou suspeita de que o seu filho ou colegas estejam a ser vítimas de ameaças, agressões ou outro tipo de crime, informem, de imediato, a GNR.
15 DETIDOS EM FLAGRANTE
Na última semana (02 a 08 de setembro), na área do distrito de Viana do Castelo, a GNR deteve 15 pessoas em flagrante delito.
Destas, cinco conduziam sob o efeito do álcool, outros cinco por tráfico de estupefacientes e três por condução sem habilitação legal.
No mesmo período, apreendeu 2 639 doses de haxixe; 376 doses de liamba; 20 pés de cannabis; três veículos; oito telemóveis; uma arma de ar comprimido; e 9 356 euros em numerário.
No trânsito, detetou 216 infrações, 77 por excesso de velocidade, 29 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei; 13 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução, e 10 por falta de inspeção periódica obrigatória.
Registaram-se 48 acidentes, com um morto, um ferido e 13 feridos leves.