O vianense Gonçalo Queirós conquistou o júri português, na categoria de pizza acrobática, do Campeonato de Pizza, que decorreu recentemente em Vila Nova de Gaia. A trabalhar com o pai na Pizzaria Dolce Vianna, o jovem de 27 anos vai representar Portugal em Nápoles e já está a ensaiar novos truques.
Depois do pai, Paulino Queirós, ganhar o mesmo concurso em 2015, mas na categoria de pizza clássica com uma receita de bacalhau, Gonçalo continua a levar o nome da pizzaria vianense a “altos voos”. “O meu pai ganhou, em 2015, na pizza clássica, com a de bacalhau. Acompanhei-o ao Mundial a Itália, em Parma, e conheci o Paulino Ruca (tricampeão mundial de pizza acrobática) e foi ele que me ensinou as primeiras coisas, por exemplo, como pegar na massa”, revela. Adiantando que aí ficou impressionado com o trabalho daquele italiano.
No regresso a Portugal comprou bases de silicone e começou a praticar. Ter frequentado a modalidade de basquetebol desde criança deu-lhe agilidade. “Mal peguei na massa disseram-me que tinha de deixar a massa deslizar pela mão fora como se fosse fazer um lançamento de basquetebol. Eu a primeira vez que peguei saiu-me logo direitinho, por isso o Paulino Ruca disse que eu tinha capacidade de aprender rápido”, explica.
No próximo ano vai representar Portugal em Nápoles, mas o objetivo passa por conseguir participar no Campeonato em Las Vegas, que é “onde estão os top mundiais”. “O auge da pizza acrobática é em Las Vegas. Podia ir a título individual, mas eu ainda não estou nesse patamar. Para participar nesse concurso temos de atingir um nível muito elevado”, esclarece.
Para já pretende conquistar a vitória em Nápoles e depois vencer consecutivamente vários títulos até ser convidado a participar como júri no concurso. “Chegando a júri acho que não temos mais nada para provar”.
E os treinos são diários, nem sempre com massa para evitar o desperdício, mas com as bases de silicone. “Eu tenho sempre material de treino comigo. Estou no café com os amigos e estou a treinar. Aquilo é já um brinquedo. Agora já não exige tanta atenção. Consigo estar a fazer aquilo e estar a falar com uma pessoa”, revela.
No Concurso Português da Pizza conseguiu conquistar o júri tendo apresentado vários truques, em quatro minutos.