Governo fixa despesa para o desporto em 44,7 milhões de euros

Na proposta do Orçamento de Estado para o ano de 2023, apresentada esta segunda-feira na Assembleia da República, o Governo fixou em 44,7 milhões de euros o valor da despesa para o setor do desporto. Em relação a 2022, o valor orçamentado apresenta um aumento de 1,6 milhões de euros.

«Para a área do desporto, o Governo irá continuar a reforçar o papel de Portugal no contexto desportivo internacional. Para este objetivo, será implementada uma estratégia integrada de apoio aos eventos desportivos internacionais (2023-2026), elaborada com base nas conclusões do grupo de trabalho criado para o efeito», pode ler-se no relatório que acompanha o Orçamento de Estado.

No relatório consta ainda uma nota relativa à prevenção e combate à violência, racismo, xenofobia e intolerância no desporto, assim como uma estratégia de igualdade de género no desporto, que visa «reconhecer as mulheres que ainda estão sub-representadas em muitas áreas do desporto».

Quanto à igualdade de género, o Governo quer implementar, entre 2023 e 2026, uma Estratégia de Igualdade de Género no Desporto, por reconhecer que “as mulheres estão ainda sub-representadas em muitas áreas do desporto”.

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) vai financiar a “implementação do Sistema Universal de Apoio à Vida Ativa”, para potenciar o exercício físico para todos.

O Governo entregou hoje ao início da tarde, na Assembleia da República, a proposta de OE2023, que prevê que a economia portuguesa cresça 1,3% em 2023 e registe um défice orçamental de 0,9% do Produto Interno Bruto.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.